Pincéis de maquiagem, como limpar: cuidados

Pincéis limpos são muito importantes para uma maquiagem perfeita e para garantir a sua saúde. Se estiverem sujos, podem misturar as cores, não dando…

Manter os pincéis de maquiagem limpos é muito importante para uma pintura perfeita. (Foto: Divulgação)

Pincéis limpos são muito importantes para uma maquiagem perfeita e para garantir a sua saúde. Se estiverem sujos, podem misturar as cores, não dando os efeitos desejados à sua make. Além disso, a sujeira acumulada pode causar alergias e infecções à sua pele. Portanto, veja alguns cuidados para limpar os seus pincéis de maquiagem.

E para que os seus pincéis durem mais tempo, leia: Pincéis de Maquiagem – Como Cuidar.

Frequência de Limpeza

Os pincéis de maquiagem usados com o pó compacto, com a base mineral, com as sombras em pó e com o blush precisam ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês, caso você os utilize pouco. Entretanto, se você usa apenas um pincel para passar a sombra, o ideal é higienizá-lo uma vez por semana para que as cores não fiquem alteradas.

Já os produtos líquidos, cremosos ou em gel ficam impregnados nos pincéis e, portanto, precisam ser limpos com mais frequência, em intervalos de uma semana a quinze dias. Para facilitar a sua vida, prefira pincéis com cerdas sintéticas, que são mais fáceis de serem lavadas e ainda são os melhores para a aplicação de cosméticos líquidos.

Produtos para a Higienização

No mercado, existem xampus específicos para a higienização adequada das cerdas dos pincéis de maquiagem. No entanto, são caros e podem ser substituídos pelos xampus neutros formulados para bebês. Assim, as cerdas não serão danificadas.

Além dele, você pode usar sabonetes líquidos, pois os em barra costumam ter fórmulas alcalinas, o que deixa as cerdas arrepiadas, ressecadas e duras. Lavagens com sabão em barra fragilizam as cerdas, deixando-as quebradiças.

Leia Também:  Dicas para disciplinar os filhos dos outros

Como Lavar

Se usar um produto específico para a lavagem de pincéis de maquiagem, basta borrifá-lo nas cerdas e esfregá-lo levemente sobre um lenço para retirar toda a sujeira. Não as force sobre o pano, porque isso faz com que os fios fiquem fracos e arrepiados. Espere aproximadamente 3 minutos para que o produto evapore antes de usar o pincel.

Para limpar os seus pincéis profundamente, tenha muito cuidado para não molhar o cabo, que geralmente é de madeira, e a parte de metal que prende as cerdas. Use água natural ou morna para a lavagem.

Para começar o processo, umedeça as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água, mas sem deixá-las de molho. Coloque um pouco do produto escolhido para lavá-las e esfregue as cerdas na palma da mão gentilmente até que o produto faça espuma. Coloque o pincel no potinho e mexa-o nos sentidos vertical e horizontal, mas sem apertar as cerdas sobre o fundo.

Enxágue o pincel sob água corrente para retirar todos os resíduos do produto de limpeza e aperte as cerdas suavemente com a mão para tirar o excesso de água. Em seguida, pressione-as contra uma toalha de papel para facilitar a secagem.

Enxague os pincéis de maquiagem cuidadosamente sob água corrente. (Foto: Divulgação)

Com Secar

Deixe que os seus pincéis de maquiagem sequem naturalmente, longe de secadores ou do sol, que poderão queimar as suas cerdas. Esse processo pode durar entre 24 e 48 horas, dependendo do tipo das cerdas. Portanto, somente lave os seus pincéis quando souber que não os utilizará nesse período.

Deixe que os pincéis sequem naturalmente. (Foto: Divulgação)

Os pincéis de maquiagem devem ser limpos frequentemente para que o seu rosto fique perfeitamente pintado. Para tanto, preste atenção nos cuidados a serem tomados nesse processo para não estragar os seus pincéis.

Leia Também:  Porque pílula do dia seguinte só deve ser usada em emergências

Para saber que pincel usar na hora de se pintar, leia: Pincéis de Maquiagem – Como Escolher.

 

 

 

Top