Alimentos que Combatem a Ansiedade

Infelizmente muitas pessoas sofrem de ansiedade, e isto acaba afetando diretamente a vida e o desempenho delas em atividades corriqueiras do dia-a-dia, como no…

Por Redacao em 27/08/2011

Infelizmente muitas pessoas sofrem de ansiedade, e isto acaba afetando diretamente a vida e o desempenho delas em atividades corriqueiras do dia-a-dia, como no convívio social, no trabalho, capacidade de concentração, e até mesmo no desenvolvimento intelectual desse indivíduo. A ansiedade ocorre devido a uma agitação excessiva no sistema nervoso, causando irritabilidade, estresse, nervosismo, e entre outros sintomas psicológicos. O corpo não deixa de sofrer com a ansiedade, pois os sintomas físicos também são sentidos, como vazio no estômago, aumento dos batimentos cardíacos, transpiração, e entre outros.

Existem diversos tratamentos para combater a ansiedade, o principal deles é com remédio, aonde o paciente vai até um especialista e o mesmo determina qual medicação deverá funcionar em determinado caso, entretanto, existem tratamentos alternativos que ajudam a combater os sintomas da ansiedade, como a prática de um esporte, ou qualquer atividade física, psicoterapia, e até mesmo a prática de ioga, que auxilia em um melhor controle das emoções e do psicológico, ajudando a combater os sintomas terríveis que a ansiedade proporciona.

A alimentação influencia no nosso ânimo, humor, disposição e entre outros fatores importantes, e claro que não seria diferente quanto à ansiedade, pois existem alimentos que auxiliam a combater os sintomas da ansiedade, proporcionando a quem sofre deste mal uma medida simples para ajudar na hora de controlar os sintomas deste distúrbio psicológico. Veja algumas sugestões de alimentos que ajudam a combater a ansiedade.

Carnes e peixes: esses alimentos são a principal fonte de triptofano, aminoácido juntamente com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além de outros benefícios contra os sintomas da ansiedade.

Banana: esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia alguns dos sintomas da ansiedade, segundo um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas, devido ao alto teor de triptofano da banana, que ajuda na produção de serotonina.

Leite, ovos e derivados magros: a presença de um tipo específico de aminoácido, o triptofano, ajuda a amenizar os sintomas de ansiedade.

Frutas cítricas: nas frutas cítricas há presença de vitamina C, ela diminui a secreção de cortisol, que é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Seu consumo proporciona bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar

Carboidratos: alimentos como: Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte de este grupo alimentar. A quantidade recomendada é de seis a nove porções diárias.

Espinafre: o espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma eficaz vitamina antidepressiva natural, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo acaba diminuindo os níveis cerebrais de serotonina, e isto faz dele um dos alimentos contra a ansiedade.

Top