Comidas típicas para festa junina

As comidas típicas para festa junina procuram valorizar ao máximo as tradições que contagiam os festejos juninos pelo Brasil afora. São muitas opções capazes…

Por Editorial MDT em 29/04/2015

As comidas típicas para festa junina procuram valorizar ao máximo as tradições que contagiam os festejos juninos pelo Brasil afora. São muitas opções capazes de dar água na boca, incluindo doces, salgados e bebidas. Leia a matéria e confira algumas sugestões de pratos para incluir no seu cardápio festivo.

Comidas típicas para festa junina. (Foto: Divulgação)

No mês de junho, as festas juninas em homenagem a São João, Santo Antônio, São Paulo e São Pedro atraem muitos visitantes. Mas os fãs dos pratos típicos de festa junina não precisam esperar as festas populares chegarem para saboreá-los. Você pode organizar uma festinha com amigos e familiares e pedir que cada um leve uma comida comum nesses eventos para compartilhar com todos, ou se preferir, pode preparar em casa uma ou outra receita para matar a vontade.

Leia mais: Festa Junina Comidas Típicas

Comidas típicas para festa junina

Entre as comidas típicas para festa junina se destaca a receita de cuscuz, um prato feito com farinha de milho, carne, legumes e condimentos. Cachorros quentes também não podem faltar em uma boa festa junina, além da receita de biscoitos de polvilho, cuscuz nordestino, arroz doce, maria-mole, pamonha, curau, pé de moleque e cocada.

Para começar, você pode fazer cinco receitas fáceis e também tradicionais nestas festas: o bolo de fubá e a canjica:

Receita de Bolo de fubá

Bolo de fubá (Foto: divulgação)

Ingredientes

3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 1/2 xícara (chá) de fubá

Modo de preparo

Bata os ovos, o açúcar, o leite, a margarina, o coco ralado, o fermento e o fubá no liquidificador até obter uma massa uniforme. Unte uma forma retangular com margarina e distribua a massa do bolo. Asse em forno preaquecido no fogo médio por 35 minutos ou até que a superfície do bolo de fubá esteja dourada.

Receita de canjica

Receita de canjica. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

3 xícaras (chá) de milho branco para canjica
3 paus de canela
1 litro de leite fervido
Açúcar a gosto
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de coco ralado
3/ 4 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído

Modo de Preparo

No dia anterior ao preparo do prato, o milho deve ser lavado em água corrente com o auxílio de um escorredor. Depois passe-o para uma vasilha e coloque de molho. Quando for preparar, jogue o milho com a água em uma panela e coza até que os grãos comecem a amaciar. Acrescente os paus de canela, o leite, o açúcar, o leite condensado, o coco ralado e o leite de coco quando a receita de canjica já tiver cozinhado. Acrescente o amendoim quando for servir.

Veja também: Receita de Quentão – Bebidas Típicas

Receita de Bolo de milho

Bolo de milho. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

2 xícaras de milho (pode ser de espiga ou de lata)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo de canola
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 pitada de sal
4 ovos inteiros
1/2 xícara de coco ralado
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite de coco
Margarina

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento em pó por último, e bata bem. Depois, unte a assadeira com bastante margarina, polvilhe o coco ralado e adicione a massa. Leve o bolo ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixe assar por 40 minutos. Agora basta desenformar e polvilhar açúcar por cima.

Receita de quebra-queixo

Quebra-queixo. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

1 prato de coco in natura ralado grosso
1 prato de açúcar
Caldo de 1 limão
3 pratos de água

Modo de preparo

Prepare uma calda com água, açúcar e suco de limão, levando esses ingredientes ao fogo por alguns minutos. Assim que a calda começar a amarelar, acrescente o coco e mexa sem parar. Quando o doce atingir uma cor marrom, é sinal de que está no ponto certo. Adicione um copo de água e, depois de 1 minuto, retire o quebra-queixo do fogo.

Receita de cocada

Receita de cocada. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

2 kg de açúcar
2,6 kg da polpa do coco seco descascado
500 ml de água

Modo de preparo

Em um processador, adicione a polpa do coco seco e sem casca. Processe bem, até obter pedaços bem miúdos. Coloque a água e o açúcar em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver, até que a mistura forme uma calda. É nesse exato momento que você deve adicionar a polpa de coco processada. Mexa a cocada sem parar, em fogo médio. Com o auxílio de uma colher, despeje pequenas porções de cocada em uma pedra de mármore e deixe esfriar.

Saiba mais: Comidas típicas do São João

E aí? Gostou da matéria? Tem mais sugestões de comidas típicas para festa junina? Deixe um comentário.

Top