Receita de cuscuz de frango

O cuscuz é um prato de origem africana, que chegou ao Brasil, possivelmente no século XVI por meio dos portugueses, que já conheciam a…

Por Editorial MDT em 13/04/2013

O cuscuz é um prato de origem africana, que chegou ao Brasil, possivelmente no século XVI por meio dos portugueses, que já conheciam a receita na Europa. Outros dizem que o cuscuz só passou a ser saboreado por aqui no século XIX, com a vinda da família real. O certo é que o prato recebeu influências regionais e se dividiu entre duas versões, a nordestina e a paulista.

Prato pode ser servido em um almoço especial (Foto: divulgação)

O cuscuz nordestino é preparado na cuscuzeira, também com farinha de milho e acompanhado por poucos ingredientes, além de poder ser servido salgado ou doce, com coco. O cuscuz paulista, por sua vez, leva frango, peixe, legumes e até camarão, além de ter um formato mais compacto. A receita de cuscuz de frango é uma sugestão de acompanhamento que pode ser consumida junto com as principais refeições e até como lanche.

Receita de cuscuz de frango

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo de soja

1 peito de frango desossado e picado

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

Molho de pimenta vermelha a gosto

Sal a gosto

2 xícaras (chá) de água

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 lata de ervilha

1 vidro de palmito picado

2 ovos cozidos e picados

1 xícara (chá) de polpa de tomate

3 1/2 xícara (chá) de flocão de milho

Rodelas de tomates e ovos cozidos para enfeitar (opcional)

Receita original surgiu no norte da África (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma panela e coloque os pedaços do peito de frango, a cebola e o alho. Refogue até que o frango fique dourado e, se for necessário, acrescente, aos poucos, pequenas quantidades de água para a carne do cuscuz de frango adquirir maciez. Tire o frango, desfie-o e coloque de volta na panela. Acrescente a pimenta e o sal, misture e ponha as 2 xícaras (chá) de água. Aguarde ferver por um tempo e junte a salsinha, a ervilha, o palmito e os ovos. Mexa bem e acrescente a polpa de tomate. Cozinhe por mais sete minutos e adicione a farinha de milho. Misture bem e ponha o cuscuz sobre uma forma de buraco no meio untada com óleo. Aperte para que o cuscuz fique com o formato da assadeira. Aguarde esfriar e desenforme. Enfeite com as rodelas de tomate e ovo cozido e sirva.

Você também pode usar cheiro-verde para enfeitar (Foto: divulgação)

Leia também: Receita de cuscuz de linguiça

Receita de cuscuz com carne seca

Top