Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival

Você sabia que existem tipos de Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival? O sorriso gengival é o sorriso em que aparece parte da gengiva…

Por Redacao em 23/08/2015

Você sabia que existem tipos de Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival? O sorriso gengival é o sorriso em que aparece parte da gengiva dos dentes superiores, o que provoca certo comprometimento estético ao sorriso. Quando a exposição gengival for maior de 3 mm tem-se uma condição denominada sorriso gengival.

Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival - Nada melhor do que se sentir bem para sorrir, não é mesmo? Saiba quais são as opções cirúrgicas de quem quer mudar o sorriso gengival (Imagem Ilustrativa)

 Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival

Existem procedimentos cirúrgicos que prometem corrigir o sorriso gengival, porém é preciso saber qual as características do seu sorriso para saber qual é a melhor para você. Veja abaixo dois tipos de cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival:

  • Botox no lábio superior

A correção é feita, no consultório dermatológico, através da aplicação da toxina botulínica (Botox). O procedimento é rápido, praticamente indolor e dispensa internação e afastamento das atividades de rotina. As contraindicações ficam restritas somente à pacientes grávidas ou portadores de doenças neurodegenerativas.
Leia também:  Esmalte ideal para cada signo

A ação da toxina botulínica é localizada e inicia-se 48 horas após sua aplicação, atingindo o resultado máximo em 15 dias. O efeito permanece por 4 a 6 meses. Após esse período, o músculo volta gradativamente à sua contração normal, podendo o paciente fazer uma nova aplicação da substância.

Para você fazer a Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival é preciso ter mais ou menos esta medida de gengiva (Imagem Ilustrativa)

  •  Cirurgia plástica de redução gengival
Além do botox, existe também esta técnica que encurta o músculo depressor do septo nasal, proporcionando nova inserção com consequente abaixamento da linha do sorriso superior. Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, não havendo intervenção diretamente na gengiva.Porém é preciso saber que um sorriso gengival entre (1-3 mm) é de causa muscular, ou seja, você pode optar pela Cirurgia Plástica de Redução do Sorriso Gengival. Porém quando há um aumento do espaço interlabial em repouso (acima de 3 mm), a causa está no tecido duro (osso, dente ou processo alveolar) exigindo correção ortodôntico-cirúrgica.

Este é o resultado imediato da gengivoplastia ou gengivectomia (Imagem Ilustrativa)

Gengivoplastia e Gengivectomia

Além dos procedimentos citados, temos também a gengivoplastia e gengivectomia. A gengivoplastia é feita para diminuir a gengiva, redesenhando o formato dos dentes, ou seja, “recortando” uma parte da gengiva e depois costurando. Após alguns dias os pontos são retirados e o sorriso fica menos gengival.

Confira: 7 hábitos de beleza que devemos ter todas as noites

Já a gengivectomia, consiste em uma raspagem feita em gengivas que são mais “gordinhas”. Nesses casos acontece um afinamento da gengiva e não uma mudança em seu comprimento. Muitas vezes são feitas essas dois procedimentos em uma só cirurgia.

O sorriso gengival não é feio ou bonito, é uma característica de um sorriso e não é necessariamente considerado um defeito. (Imagem Ilustrativa)

Cirurgia Ortognática

Muitas vezes a presença do sorriso gengival é por conta de uma má formação na mandíbula. Por isso existe a cirurgia ortognática que além de corrigir o sorriso que tem a gengiva muito aparente, também corrige os sorrisos cruzados, entre outros problemas. As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores.

Leia mais: Dicas para cuidar de pés e mãos ressecados

Nossa dica para você que tem esse tipo de sorriso e considera um problema, é pesquisar bem e consultar um profissional de confiança que possa indicar qual seria o procedimento correto, seja cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival ou um dos outros procedimentos citados como cirurgia ortognática que envolve uma recuperação bem mais rigorosa.

Top