Alimentos que podem prejudicar o animal de estimação

Muitas vezes usamos e abusamos do nosso direito como donos e cometemos erros gravíssimos na saúde de nosso melhor amigo animal. A maioria desses…

Por Paulo Lima em 25/03/2013

Muitas vezes usamos e abusamos do nosso direito como donos e cometemos erros gravíssimos na saúde de nosso melhor amigo animal. A maioria desses equívocos estão relacionados com a alimentação e uma escolha inadequada dos recursos que cedemos aos nossos companheirinhos.

Veja algumas dicas para escolher o seu animal de estimação.

Conheça os alimentos que são proibidos para os animais de estimação (Foto: Divulgação)

Nesta matéria veremos alguns dos alimentos que podem prejudicar o animal de estimação, a fim de fazermos melhores e mais inteligentes escolhas ao cuidarmos de nossos bichinhos. Saiba mais:

Leite e carnes cruas fazem mal aos animais

Os cães e os gatos não possuem um organismo compatível com a ingestão de lactose, apresentando um nível alto de intolerância a este componente. É um grande erro ceder leite ao animal, uma vez que especialistas já estão desmistificando os benefícios do leite à saúde humana e sim apresentando pontos extremamente negativos que até então eram desconhecidos.

Carnes cruas são altamente prejudiciais aos animais (Foto: Divulgação)

Por mais que os cães salivem por um pedaço de carne crua, este também é um dos alimentos que podem prejudicar o animal de estimação e por um motivo simples: risco de contaminação por bactérias e outros protozoários.

Ossos são altamente prejudiciais aos cães

Esqueça da clássica imagem do cão comendo um osso e jamais dê a ele este objeto. Como o animal não consegue digeri-lo bem, algumas partes irão para seu estômago, podendo perfurar os seus órgãos vitais e ocasionar a morte do seu melhor amigo. Desta forma, para limpar os dentes do cãozinho, opte por brinquedos especiais que tenham formato de ossinhos, facilmente adquiridos em petshops.

Conheça as doenças mais comuns em cães.

Doces e restos de comida

É importante ressaltar que os animais sempre pedem por aquilo que nós estamos comendo, porém não possuem conhecimento sobre o que de fato seja. Por isso, jamais dê a ele doces e restos de comida, tais como arroz, feijão e outros elementos, visto que comida humana faz mal ao animal de estimação, pois ataca o seu sistema digestivo.

Jamais dê doces ou alimentos humanos ao seu pet (Foto: Divulgação)

O mesmo vale para biscoitos caninos e ração em excesso, que prejudica demasiadamente o cão além de causar a sua obesidade precoce.

Por fim, tenha uma rotina muito bem definida e complemente a alimentação do seu melhor amiguinho com produtos saudáveis, que sejam permitidos para uma determinada espécie.

Top