Cuidados ao adotar cães e gatos: dicas

Cuidados ao adotar cães e gatos: dicas

Todos os dias nas redes sociais é possível ver anúncios de cães e gatos que necessitam de um novo lar. Pessoas abandonam seus animais…

Por Élida Santos em 02/07/2013

Todos os dias nas redes sociais é possível ver anúncios de cães e gatos que necessitam de um novo lar. Pessoas abandonam seus animais de estimação por vários motivos, como por exemplo, mudança de estado e até porque os bichinhos adoecem. Fora isso, existe uma falta de controle de natalidade desses animais que acabam fazendo com que eles tenham filhotes sem mesmo ter um lar para eles próprios.

Tenha alguns cuidados na adoção de cães e gatos (Foto: Divulgação)

A adoção é um gesto de amor e carinho, mas antes de assumir essa responsabilidade de levar para casa um cão ou gato é necessário tomar algumas medidas, e até avaliar as suas condições para tal cuidado. Confira a seguir algumas dicas de cuidados para adoção de bichos:

Analise se tem condições de cuidar de um cão ou gato

Você deve prestar bem atenção se deve assumir a responsabilidade de cuidar de um cão ou gato. Ao começar pelas suas condições financeiras. Animais dão gastos com alimentação, além disso, se adoecem tem que ir ao veterinário, o que é um custo grande dependendo do tratamento. Além disso, tem que ver se o cão terá espaço, e qual sua disponibilidade de leva-lo para fazer caminhadas diárias. Já os gatinhos precisam de um cantinho seu.

Vacinação é essencial

As consultas em veterinários devem acontecer assim quem você adota um animal, independente da idade. E a vacinação é outra medida a ser tomada. Lembrando que é necessário vacinar cães e gatos anualmente. Quem adotou um animal adulto deve ir ao veterinário para saber como proceder diante da falta de informação com relação a vacina que ele deveria ter recebido, mas que você não sabe ao certo se recebeu.

Analise se vai ter condições de adotar um cão e gato (Foto: Divulgação)

Cuide para que os animais não fujam e sofram acidentes

Algumas pessoas adotam animais e simplesmente se esquecem de cuidar da casa para que eles não escapem. Telas em grades devem ser colocadas para assegurar que enquanto você está trabalhando seu animal de estimação está seguro em casa. No caso dos bichanos, sempre é bom deixar as janelas de casa com tela, para que eles não entrem e saiam de casa quando não for preciso, e se você tiver cães na vizinhança é um jeito de protegê-los.

Castre os animais assim que adotá-los

A castração é um ato de amor, pois o animal tem menos riscos de ficar doente. O bichinho fica menos estressado no cio, demarca menos território, além de ter uma expectativa de vida aumentada. A castração pode ser feita a partir dos três meses de vida e não precisa esperar o animal entrar no cio.

Top