Cães podem entender humanos, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa realizada pela equipe da cientista Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), os cachorros domésticos entendem os humanos.…

De acordo com a pesquisa realizada pela equipe da cientista Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), os cachorros domésticos entendem os humanos. Segundo a instituição, está é a primeira vez que um estudo analisa o impacto que os níveis de luminosidades de um ambiente interfere na maneira como os cães desenvolvem a sua estratégia de pegar comida.

Leia mais sobre: As 10 raças de cães mais inteligentes

Os cães entendem o comportamento dos humanos (Foto: Divulgação)

Segundo o levantamento, quando os animais são proibidos de comer algo, eles podem ser até quatro vezes mais desobedientes caso a comida esteja em um cômodo escuro. “Isso é incrível, pois implica que os cachorros compreendem que os humanos não podem vê-los e significa que eles podem entender a perspectiva humana”, afirma a Dra. Kaminski.

Cachorros percebem se donos estão com visibilidade comprometida pela iluminação do ambiente

Os resultados das pesquisas apontam que os cães sabem quando um ambiente escuro pode atrapalhar a visibilidade dos donos e se aproveitam disso para serem desobedientes. Esses dados do estudo fazem com que a impressão de que os cães entendem os humanos seja uma afirmativa comprovada cientificamente.

Saiba mais sobre: Brinquedos inteligentes para cães

Cães podem compreender humanos (Foto: Divulgação)

Dinâmica dos testes com cães

Até chegar ao resultado da pesquisa que aponta que cães entendem humanos várias baterias de testes aconteceram e tiveram a participação de 42 fêmeas e 42 machos, em ambientes com diferentes condições de iluminação. E nessas etapas os animais foram proibidos de pegar a comida por um humano. Os resultados demonstraram que os cães foram mais rápidos ao abocanhar a comida, e ainda pegaram uma quantidade muito maior dos alimentos, em cômodos escuros.

Leia Também:  Como ensinar cão a urinar no lugar certo

Todas as experiências foram efetivadas com diferentes variáveis. Desse modo, explicou a pesquisadora, foi possível evitar que os cachorros baseassem suas decisões por meio de associações como, por exemplo, a de que um quarto sem iluminação fosse sinônimo de comida farta. “Os resultados sugerem que os cães estão decidindo que é mais seguro roubar comida no escuro, pois entendem alguma coisa da nossa perspectiva”, explicou a cientista.

De acordo com ela, é possível que o grau de compreensão dos cachorros seja limitado às condições as quais são expostos, sem percepções complexas e com base em outras situações. Por isso, segundo a Dra. Kamisnki, é preciso mais pesquisas para que sejam determinados os mecanismos que controlam estes comportamentos dos cachorros que o façam compreender os humanos.

Top