A intoxicação de animais de estimação não é algo raro de se encontrar nas clínicas veterinárias. Ela pode acontecer de forma acidental ou criminosa. A primeira surge quando o animal ingere plantas tóxicas, medicamentos, venenos ou ainda é picado por animais peçonhentos. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer com cão intoxicado.
Cão intoxicado
A intoxicação pode ocorrer de maneira acidental pela inalação de produtos tóxicos. Porém, em alguns momentos o animal, por curiosidade ou desatenção, pode entrar em contato com substâncias tóxicas presentes na residência. Nos casos de intenção criminosa, o agente tóxico normalmente está disfarçado e atua de forma rápida, geralmente levando à morte.
Em casos de intoxicação, o tratamento imediato é muitas vezes indispensável para salvar a vida do cão. Os venenos que os cães absorvem com maior frequência são raticidas, organoclorados e organofosforados (inseticidas). É preciso saber como fazer os primeiros socorros em casos de envenenamento de cães.
Sintomas de cão intoxicado
Sabemos que existe uma infinidade de substâncias que podem provocar intoxicação e sinais clínicos variados, dentre eles podemos citar os mais frequentes:
- Alteração de estado de consciência;
- Sintomas gastrintestinais;
- Tremores;
- Hemorragias;
- Dificuldades respiratórias;
- Alterações do ritmo cardíaco.
Os sintomas de intoxicação dependem das substâncias tóxicas, da quantidade ingerida e de certas características que o animal ingeriu. Em casos de suspeita de intoxicação, preste atenção se está faltando algum produto da dispensa, se existem plantas arrancadas ou destruídas no jardim, samambaia e copo de leite.
O que fazer com o cão intoxicado
A primeira medida a ser tomada nesses casos é isolar a causa do problema, se você tiver identificado, procure com urgência um profissional. Se conhecer o produto ingerido, ligue imediatamente para um centro toxicológico ou para o veterinário.
Se eles indicarem um antídoto, aplique imediatamente no cão. Caso desconheça a natureza do veneno, impeça a absorção dando algo para eliminar a toxicologia.
O envenenamento doméstico pode ser prevenido através de um cuidado maior com o animal de estimação. Caso o bichinho tenha sido envenenado é essencial procurar o médico veterinário para analisar o caso e tratar o problema da maneira adequada e rápida.