As doenças mais comuns em cachorros

PUBLICIDADE
Veja quais são as doenças mais comuns em cães e como preveni-las (Foto: Divulgação)

Ter um animal de estimação, sem sombra de dúvidas proporciona muita alegria e descontração entre os membros de uma família. Os cachorros são exemplos de bichinhos que muito contribuem para o bem-estar de seus donos, visto que a interação com o animal auxilia na redução do stress e das doenças psicossomáticas.

Desta forma, saber quais são as doenças mais comuns em cachorros é essencial, a fim de que as medidas necessárias para preveni-las sejam tomadas. Entenda mais:

Alergia alimentar

A alergia alimentar é causada por um próprio descuido ou desatenção do dono. Geralmente, cada raça de cão, porte físico ou a faixa etária em que ele se encontra determina qual é o tipo de comida ideal ao seu metabolismo. Por isso, consultar um veterinário antes de escolher a ração por conta própria, é fundamental.

PUBLICIDADE
A alergia é um malefício muito comum em cães, onde a causa está na má alimentação (Foto: Divulgação)

A baixa imunidade provocada pela má alimentação causa um desequilíbrio imunológico, liberando assim substâncias que atuam no organismo como defesa a tal ou qual elemento presente na ração. Assim o cãozinho sofre com problemas gastrointestinais, diarreia,vômito e  ferimentos na pele por ocorrência da coceira.

Se não tratado imediatamente o risco é de óbito e por isso, se perceber algum sintoma parecido recorra a um veterinário o mais rápido possível.

Veja aqui: Atendimento veterinário gratuito.

Depressão em cães

O cérebro dos animais atua de forma dependente de suas emoções. Como o comportamento emocional de um cão é sempre voltado ao coletivo, às vezes deixa-lo sozinho ou longe de algum outro animal de sua espécie pode ser um fator de risco para a sua saúde.

PUBLICIDADE
A causa da depressão está associada à solidão (Foto: Divulgação)

A solidão é a principal razão para o advento desta doença, seja causada por separações, grandes mudanças, e outros eventos de grande magnitude. Quando angustiado o cão com depressão rejeita comida, recusa brincadeiras e em alguns casos pode até ficar agressivo. A melhor forma de reverter o problema é levar o seu melhor amigo para passear visto que a atividade física contribui para a produção de neurotransmissores no cérebro.

Sua atenção deve ser redobrada e muito amor deve ser concedido ao seu melhor amigo.

PUBLICIDADE

Obesidade animal

Mais uma vez por ocasião da má alimentação, a obesidade canina é uma doença que se propaga entre diferentes raças. O aumento da gordura no metabolismo e o sedentarismo são os fatores que permitem que a doença cresça ainda mais, em decorrência da ausência de regras alimentares e a disposição da ração inadequada.

A obesidade é um problema que acomete muitos cães (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Como lidar com a obesidade canina.

Outras doenças comuns em cachorros

Problemas como otite, insuficiência renal, carrapatos, diabetes, etc., fazem parte da série de outras doenças comuns em cães. Por isso, é essencial se informar a respeito da raça e sua alimentação ideal e em casos dos comportamentos diferentes persistirem, consultar um médico veterinário.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • amei saber que existe pessoas que pensa nas pessoas carentes que querem criar seus animas e não tem como trata-los eu já perdi 2 animais por falta de dinheiro pra levar ao veterinario aqui na na bahia deveria ter um hospital gratuito para nós salvar a vida dos nossos amigos agora vou fazer de tudo pra entrar na faculdade para veterinario muito obrigado continue fazendo o bem.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.