7 remédios caseiros para tratar urticária

Você sabia que existem 7 remédios caseiros para tratar urticária?  A urticária é uma reação alérgica que causa vergões vermelhos e salientes na superfície da…

Você sabia que existem 7 remédios caseiros para tratar urticária?  A urticária é uma reação alérgica que causa vergões vermelhos e salientes na superfície da pele e geralmente provoca coceira. Ela pode ser classificada em aguda (com duração inferior a seis semanas ou constituída por um único episódio transitório e autolimitado) ou crônica, quando a afecção persiste por mais de seis semanas.

Confira: Riscos de malhar em jejum

7 remédios caseiros para tratar urticária - A urticária é bastante incômoda, pois arde e coça (Foto: Divulgação)

7 remédios caseiros para tratar urticária

Coceira intensa e ardor são sinais da urticária, que aparece em pequenas elevações brancas ou rosadas, com o centro mais claro, delimitadas por vergões avermelhados e inchaço. Confira abaixo 7 remédios caseiros para tratar urticária:

  • Aveia

As propriedades anti-inflamatórias e calmantes da aveia, proporcionam alívio da coceira e ajudam a pele a cicatrizar mais rápido. Misture uma xícara de bicarbonato de sódio e duas xícaras de farinha de aveia e coloque em uma banheira de água morna. Mexa bem e fique submerso na banheira por pelo menos 15 minutos.

  • Açafrão

O açafrão é um anti-histamínico natural e muito eficaz antioxidante para doenças inflamatórias da pele. Além das suas propriedades anti-inflamatórias. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite quente ou água e beba essa mistura duas vezes por dia.

Leia também: Benefícios do chá quente para nosso organismo

Diversas receitas caseiras podem aliviar a urticária (Foto: Divulgação)

  • Compressas frias

Compressas frias sempre aliviam a ardência da urticária, isso acontece porque a baixa temperatura ajuda a diminuir os vasos sanguíneos e bloquear mais liberação de histamina, aliviando inchaço, inflamação e coceira. A dica é enrolar alguns cubos de gelo em um pano e coloque-o sobre a pele afetada de 10 minutos a uma hora, três ou quatro vezes ao dia. Você também pode tomar um banho frio quando necessário, para acalmar a pele inflamada.

  • Manjericão
Leia Também:  Pavê de pêssego

O manjericão também funciona como um anti-histamínico natural e, portanto, é muito eficaz para o tratamento da urticária. Além disso, ele combate a coceira e a inflamação. Use uma colher de sopa de folhas de manjericão em um frasco e adicione água quente. Cubra o recipiente e deixe-o esfriar. Aplique esta mistura sobre a área afetada utilizando umpano de algodão. Para um remédio ainda mais rápido, basta amassar algumas folhas de manjericão e aplicar na área afetada.

  • Amido de milho
Adicione um copo ou bicarbonato de sódio e um copo de amido de milho para uma banheira cheia de água. Mergulhe o seu corpo por meia hora nesta água e a coceira tende a a aliviar  bastante.

O aloe vera tem muitas propriedades que trazem benefício a aula (Foto: Divulgação)

  • Aloe Vera

A Aloe Vera tem muitos benefícios em relação regeneração da pele e preservação. Você pode pegar essa erva em forma de gel. Aplique o gel nas áreas afetadas duas vezes ao dia. O Aloe vera imediatamente alivia e cura inflamação da pele e coceira.

  • Leite

Molhe uma toalha limpa no leite. Torça o excesso e aplicar na área afetada. Fazendo 2-3 vezes por dia vai proporcionar alívio da inflamação, coceira e vermelhidão da urticária.

 Tratamento para urticária

Além dos 7 remédios caseiros para tratar urticária, existe o tratamento com remédios prescritos por um médico. Muitas vezes esse tipo de tratamento pode nem ser necessário, se a urticária for leve, pois, nesses casos, ela pode desaparecer sozinha. Mas caso seja necessário, o médico prescreverá alguns medicamentos específicos como anti-histamínicos, corticosteroides e outras drogas.

Leia mais: Consumo de água: benefícios, quantidades

O leite também pode ser um ótimo remédio caseiro (Foto: Divulgação)

Recomendações para a urticária

  • Evite coçar a pele, particularmente nas áreas em que se desenvolveram as lesões;
  • Se você já sabe qual é o agente desencadeante dos surtos de urticária, afaste-se dele. Essa é a maneira mais segura de prevenir as crises;
  • Vá para o hospital se além dos sintomas característicos da urticária, ela apresentar dificuldade para respirar, falar ou engolir.
Leia Também:  Gravidez em idade avançada: riscos

 

Top