Simétrico e o assimétrico na decoração – como usar

PUBLICIDADE
Ambiente simétrico

A decoração pode assumir traços simétricos ou assimétricos, sendo esta uma característica que tem muito a ver com o estilo defendido em cada ambiente. As duas possibilidades são bem aceitas e capazes de compor espaços residenciais confortáveis.

Antes de se aprofundar no contexto da decoração, é necessário compreender os conceitos de simétrico e assimétrico. O primeiro termo faz referência à composição com lados iguais, onde a quantidade, formas e cores são dosadas e equilibradas na dose certa. Já a assimetria traz a tona a ideia de partes diferentes, que valorizam a mistura de elementos.

A decoração simétrica

Considerada uma forma básica e convencional, a decoração simétrica é seguida com frequência na montagem de ambientes residenciais. Ela tem como principal marca a rigidez e mantém comprometimento com as proporções. Segundo os designers de interiores, a característica ajuda a não cometer erros na hora de decorar.

PUBLICIDADE

O uso da simetria em um ambiente reproduz os elementos da decoração básica, sem propor mudanças radicais no arranjo. O equilíbrio passa a ser o ponto mais forte do cômodo, trazendo a tona uma ideia de perfeição. A distribuição dos móveis e o emprego das cores através da simetria convertem o espaço em um lugar mais organizado.

A decoração assimétrica

Ambiente assimétrico

A assimetria surge com o objetivo de romper com a monotonia da simetria e criar uma decoração mais personalizada. Nesta proposta, não existe um comprometimento com os lados iguais, na verdade o conceito busca a beleza no irregular, diferente e fora do padrão. Apesar da liberdade funcionar como uma lei no design assimétrico, os profissionais da área de decoração alertam para tomar cuidado com os erros.

Trabalhar com uma decoração assimétrica é uma oportunidade para cometer ousadias nas combinações, variando o número de objetos de um lado para o outro, inserindo novos pontos de cores ou investindo nos formatos irregulares. O estilo contemporâneo é, sem dúvida alguma, aquele que explora com mais frequência a ideia de assimetria.

Antes de colocar em prática o jogo da assimetria, é muito importante fazer um estudo das proporções para não cometer erros. Uma dica válida neste sentido é a dosagem dos elementos, considerando que o preceito propõe um ajuste mais leve, suave, arrojado. Enfim, não exagere no uso de peças com design moderno. O clima futurista não costuma ser a intenção dos projetos residenciais, mas sim a elegância que mora no minimalismo.

Quando simetria e assimetria se confundem

Simetria e assimetria juntas

Fundir a simetria com a assimetria é uma possibilidade que promete trazer bons resultados para o visual do cômodo. Por exemplo, em uma área totalmente equilibrada quanto a formas e cores, dá para revolucionar com elegância inserindo uma poltrona com design diferente.

Aproveite as dicas e inove a decoração com estilo.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.