Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> O que Fazer Quando a Criança está com Febre

O que Fazer Quando a Criança está com Febre

Por Redacao

O que fazer quando a criança está com febre? Devo me preocupar? Quais medidas devem ser tomadas para aliviar esse sintoma? – Essas são apenas algumas das tantas dúvidas que os pais possuem, quando um filho adoece.

O que fazer quando a criança está com febre. (Foto: Divulgação)

A febre tem duas funções importantes: avisar que algo não vai bem e contribuir para a dinâmica do sistema imunológico, porque ativa os anticorpos na defesa do organismo.

Mas, esse sinal de alerta é interpretado pelos pais na maioria das vezes como inimigo e não aliado no restabelecimento da saúde. A ideia de que atacando a febre controla-se o problema, além do medo da convulsão, fazem com que os pais ajam de maneira errada com o sintoma. Contribuindo para o atraso do diagnóstico.

Leia mais: Febre infantil: como tratar?

O que fazer quando a criança está com febre?

Causas da febre infantil

A febre é um sintoma que pode acompanhar tanto doenças que não são muito graves como aquelas que são. “Entre as doenças virais que podem se manifestar com a febre, estão: o resfriado comum, a gripe e as diarreias. São manifestações de curta duração e pequena gravidade se abordadas adequadamente. A maioria de cura espontânea”, segundo o diretor médico do Prontobaby – Hospital da Criança, o pediatra Guilherme Sargentelli, do Rio de Janeiro.

A febre pode indicar que algo não vai bem no organismo da criança. (Foto: Divulgação)

Outras doenças que são consideradas mais graves, como é o caso da meningite e da dengue, também podem ter a febre como um dos seus primeiros sintomas. Se a alta temperatura corporal persistir, é necessário procurar um médico para obter um diagnóstico mais preciso.

Segundo o médico citado acima, atitudes como deixar a criança muito tempo no sol, ou agasalhar demais o bebê, pode resultar em um estado febril. “Nestes casos, basta tirar o excesso de roupa da criança e deixá-la abrigada do sol para que se restabeleça a temperatura normal”, orienta.

Veja também: Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya

 E a convulsão febril?

Coordenadora da emergência do Prontobaby – Hospital da Criança, a pediatra Carla Reis Lucas diz que o medo de convulsão causada pela febre alta é exagerado. “Ao contrário do que os pais pensam, a causa não é apenas temperatura alta, mas sim a velocidade com que ela se eleva”, diz a médica.

Segundo o pediatra Guilherme Sargentelli, a convulsão febril acomete apenas de 2% a 5% das crianças de 5 meses a 5 anos de idades. “É uma doença benigna, que não deixa sequela”, tranquiliza.

O que fazer no caso de febre?

Um banho pode ser uma ótima opção para baixar a febre. (Foto: Divulgação)

Você não sabe o que fazer quando a criança está com febre? Então confira a seguir as nossas dicas:

Dê um banho na criança

São indicados para baixar a febre banhos com água na temperatura ambiente. Pois, facilitam a troca de calor contribuindo para a queda da temperatura. Deixe a criança na banheira por cerca de 10 minutos.

Faça compressas de água

As compressas de água fria, aplicadas na cabeça, axilas e virilha também pode ser de grande ajuda.

Deixe o ambiente arejado

Procure deixar o ambiente arejado, evitando-se, a exposição desnecessária ao frio.

Uso de medicamentos

Qualquer medicamento deve ser utilizado com orientação médica. Peça para que o médico receite um remédio antitérmico, cuja função é reduzir a temperatura para 36,5º C.

Estimule a boa alimentação

Procure fazer a criança se alimentar, mas não a force, pois pode resultar em vômitos e mal-estar. Também é fundamental beber água para o corpo ficar hidratado.

Não mante a criança para a escola

Quando a criança está com febre não devem ser encaminhadas aos berçários, creches e escolas. Isto evitará a transmissão de doença contagiosa ainda não diagnosticada e é um sinal de respeito ao próximo.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda um pouco mais sobre a febre infantil:

O que fazer durante a convulsão febril?

Se a febre persistir, procure um médico. (Foto: Divulgação)

• É necessário que se tenha calma para que se possa ajudar;

• Deixar a criança é a deitada é importante, pois ajuda e evitar quedas e traumas;

• Mantenha os braços e pernas da criança livres;

• Afrouxe as roupas apertadas e proteja a cabeça da criança com a mão, roupa ou travesseiro;

• Esteja atento a todos os detalhes durante a crise, para que possa relatá-los ao médico;

• Procure um médico de imediato para investigação das possíveis causas da convulsão;

• Não dê banho nem use compressas com álcool para tentar baixar a febre durante a convulsão;

• Não tente medicar a criança neste momento, o que poderá resultar em engasgos ou ferimentos.

Saiba mais: Dicas Caseiras para Combater Febre Alta

Agora que você já sabe o que fazer quando a criança está com febre, coloque as nossas dicas em prática. Lembre-se também de ter um bom termômetro por perto, para verificar se a febre realmente baixou depois de todos os cuidados.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Como organizar uma excursão?

Bem Estar

Saiba como temperar pratos com curry

Bem Estar

Pacotes de viagens Peixe Urbano, ofertas

Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Comentários
  1. Eduarda disse:

    Eu quero saber como fazer para acabar a febre de adutos
    ex:da remedio , passar um pano quente , etc.

  2. Carla disse:

    eu ja tive uma convulsao febril quando tinha 8 anos e cheguei a ter 43 graus de febre e fiquei desmaiada a parte da manha toda e voltei a ter uma crise e so acordei ja eram 20 horas é normal??

  3. Marcos Gomes disse:

    Meu sobrinho de 2 anos sofreu um ataque de convulsão, devido a febre, porém sua febre foi na cabeça e não percebemos, seu corpo estava em estado febril abaixo dos 28º graus,a febre em sua cabeça causou uma síncope, o que pode ter causado isso? desde já agradeço a atenção dada.
    Marcos

  4. ROSELI DE REZENDE COSTA disse:

    meu marido esta com febre ja faz quatro dias ja tomou diversas injeçoes na veia,como dipirona bezetacil e outras,mas a febre nen pensou em abaixar, ele esta vomitando agua pura porque nao consegue comer e ja fez exame de sangue e nao deu nada nem uma bacteria nem virus ,tambem tirou radiografia mas deu pneumunia o que sera que ele tem?

  5. Juliana Barboza disse:

    Minhas filhas dão febre por qualquer coisinha, e a s febres são muito altas ( sempre passando de 39 graus ). O pior é que não abaixam facilmente e voltam a subir muito rapidamente.Fico muito preocupada com isso. O que devo fazer? Em que espaço de tempo posso dar o medicamento contra febre?Elas têm 10 e 3 anos de idade.
    Obs: sempre dou medicamento com orientação médica por isso gostaria de uns truques para ajudar a controlar as febres nos intervalos.

  6. vanessa barbosa disse:

    oi minha filha tem 2 anos e 2 meses ela ta com muita febre.nao come e nem quer nada,estar um pouco abatida ,um pouco palida dou o medicamento q o pediatra dela sempre passa mais a febre nao passa.oq faco tenho medo de dar convusao desde ja agradeco a atencao.VANESSA BARBOSA.

  7. Márcia Pires disse:

    Meu filho teve a primeira convulsão com 1 ano agora tem 3 anos e 4 meses e já teve 6 crises, fez vários exames, até ressonancia e não deu nada, todas as crises são com febre que sobe rápido e demora muito para baixar, os médicos dizem que é normal, sérá que é mesmo?

  8. carlos alexandre disse:

    Gostaria de saber quais as concequencias de um banho no momento de uma convulçao frebil em uma criança com menos de 5 anos de idade?

  9. washungton disse:

    essa pesquisa foi muito importante para mim, pois febre realmente complica.

  10. Marcelo disse:

    gostei muito desse site pois foi graças a ele q consigui baixar a febre da minha namorada muito bom bom mesmo muito obrigada… =p

  11. amanda disse:

    meu irmão tem 5 meses…oque posso fazer para abaixar a febre dele?? pois ja demos remedios e não faz efeito,compressas resolvem?

  12. amanda disse:

    muito obrigada pelos conselho…logo,logo ele estara melhor se deus quiser..

    grata Amanda…..

  13. Suelen disse:

    Ola,
    Meu bebe tem 1 ano e 9 meses, ele ja teve 3 convulssoes devido a febre. mas estou muito preocupada…o medico disse que é normal. Mas como Mãe nao fico tranquila..Será que é normal mesmo? pode ter alguma sequela?
    Obrigada

  14. regi disse:

    meu filho de 5 anos esta com febre e vomito e muito dor na barriga oqui eu fasso para ajudar ele …n sei oqui fazer ja dei soro casseiro n adiantou nada ,,nao sei mais oqui fazer…me ajudar..obrigada…

  15. fabiana disse:

    adorei esse site mto bom, pois conseguir grande ajuda!!!!!!!!!! parabéns!

  16. Helise disse:

    Minha filha teve convulsão aos 2 anos devido à febre alta que vem sendo recorrente e a velocidade com que a mesma sobe. O conselho que dou devido a minha pratica é: quando verificar que a criança esta com febre a partir de 37.8 e aumentando rapidamente medicar com o remédio que o pediatra receitar. No caso da minha filha eu dou novalgina infantil solução a cada 6 hs e qdo está muito forte eu revezo com o dalsy a cada 3hs. Se a febre chega a 38.8 eu sempre coloco no banho na temperatura de morna a fria. Deve-se molhar primeiro os pulsos, a nuca e a parte de trás dos joelhos para o corpo acostumar. O banho tem que ser na banheira, de aproximadamente 30 minutos e tem que molhar a cabeça senão a temperatura volta a subir. Caso a temperatura passe de 39 aconselho dar o banho antes do remédio . Além disso, é necessário monitorar a temperatura todo o tempo e nunca deixar passar de 39.3. Como a febre é um sintoma, deve-se procurar o médico para descobrir a causa.

  17. thais disse:

    Oi minha filha teve febre de 38,2 as 20:00 mediquei mas porem as 24:00 a febre dela voltou com 39,2 o q faço nesse caso

  18. sayonara araujo disse:

    tenho um filho com paralesia cerebral, ele sempre tem febre devido a imunidade baixa sempre fico louca quando tem febre ele fica com as unhas roxa. fiquei bastante orientada. obrigada.

  19. Giovanna disse:

    Obrigada Drs.

  20. Queli cristina disse:

    A minha filha depois de um dia de muita bricadeira .chegou em casa reclamando de dor nas pernas, e quando eu fui ver ela estava com febre.O que sera que aconteceu.Obrigada

  21. MTJac disse:

    Queli, tem que levar ao médico nestes casos.

  22. Renilton disse:

    Obrigado seores pois sou pai pela primeira ves isso mem ajudou muito

  23. rosane disse:

    meu bebe de 2 ano , passou odia bem ,agora esta com febre !! oqe devo fazer?

  24. MTJac disse:

    Olá Rosane,

    Siga as orientações mencionadas no texto ou leve imediatamente seu filho ao pronto socorro.

    Att,

  25. osvaldo disse:

    me ajuda por favor minha netinha esta com a garganta inflamada e agora esta com febre ela tem cinco aninhos me ajuda por favor

  26. geiciane disse:

    eu sou medica de bonecas e não sei disso!!!!!!!!!

  27. José Marques disse:

    Muito bom isso tranquiliza agente e orienta no que fazer.

  28. elinaldo disse:

    muito bom gostei!!!!!!!!

  29. karla disse:

    e bom tomar chá de hortelã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *