Como eliminar germes da cozinha

Ao contrário do que muita gente pensa, o banheiro não é o cômodo que mais concentra micro-organismos. Na verdade, a cozinha é a campeã,…

Por Editorial MDT em 19/04/2012

Ao contrário do que muita gente pensa, o banheiro não é o cômodo que mais concentra micro-organismos. Na verdade, a cozinha é a campeã, pois é nela que ficam os restos de alimentos e os sucos que saem das carnes cruas. Portanto, é nela que você deve se concentrar na hora da faxina. Então, saiba como eliminar os germes da cozinha.

Entre todos os itens da cozinha, a esponja é a que mais agrega micro-organismos, principalmente quando se guarda embaixo da pia, local úmido e escuro, propício para o aparecimento de bactérias. Além disso, a esponja pode ser usada tanto para lavar a louça quanto a pia, levando os germes de um ponto a outro. Por isso, ela deve ser muito bem desinfetada. Para tanto, use uma xícara de água sanitária para um litro de água e deixe-a de molho por 5 minutos ou em uma solução de água e vinagre por 20 a30 minutos.

A esponja é o item mais contaminado da cozinha. Portanto, lave-a com cuidado. (Foto: Divulgação)

Quando deixamos alimentos, bolsas, carteiras, chaves e outros objetos na bancada da cozinha, criamos um ambiente perfeito para os germes que são trazidos da rua. Desse modo, precisamos limpá-la bem com uma solução contendo 10% de vinagre. Borrife-a na bancada, deixando a superfície úmida por30 a 60 segundos para então enxugá-la.

As tábuas de corte também acumulam vários micro-organismos maléficos ao ser humano. Tenha sempre uma para cortar carnes, aves e frutos do mar crus e outra para pães e frios. Limpe as suas tábuas mergulhando-as em vinagre ou em uma solução de uma xícara de água sanitária para um litro de água por 30 minutos.

A tábua de corte também deve ser mergulhada em vinagre ou água sanitária. (Foto: Divulgação)

A geladeira deve ser limpa com frequência. Para tanto, passe uma solução de vinagre em todas as prateleiras e gavetas e não se esqueça do puxador da porta, que fica sempre sujo por ser tocado por mãos sujas.

Limpe muito bem a sua geladeira, que acumula muitos germes. (Foto: Divulgação)

Por fim, limpe o chão, que acumula restos de comida, respingos de carnes cruas e sujeiras que acompanham as solas dos sapatos. Lave-o utilizando a mesma solução de vinagre ou de água sanitária, deixando-o secar ao vento para que todos os micro-organismos sejam mortos.

A limpeza da cozinha é assunto muito sério, pois se esse cômodo estiver sujo, pode ser foco de várias doenças na sua família. Portanto, a partir de agora, comece a desinfetar os seus utensílios de cozinha e o seu chão.

Top