A filha não gosta do próprio corpo: o que fazer

PUBLICIDADE

Cada vez mais as jovens estão brigando com a balança e enxergam aquelas gorduras que não existem e, por isso, estão sempre insatisfeitas com o próprio corpo, mesmo estando em forma. Esse problema é cada vez mais comum e exige muita paciência dos pais para lidar com a situação. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer quando a filha não gosta do próprio corpo.

A mãe deve incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida. (Foto: divulgação)

Insatisfação com o corpo

Segundo psicólogos especialistas, o descontentamento com o próprio corpo surge nessa fase devido as transformações que acontecem, tanto físicas quanto comportamentais e psicológicas. Os adolescentes sofrem muita influência da mídia sobre os padrões de beleza do corpo e acabam se tornando vítimas dessas influências. Isso interfere no modo de agir e pensar, fazendo com que a jovem procure a forma que a mídia apresenta.

Embora a maioria dos pais pense que essa insatisfação com o corpo é algo normal para a idade, é preciso ficar atento, pois isso pode oferecer riscos à saúde da jovem. Esse problema quando desconsiderado, pode ocasionar excesso de angústia e depressão ou até mesmo doenças físicas, como anorexia e bulimia.

PUBLICIDADE

A bulimia é um distúrbio onde a jovem consome grandes quantidades de alimentos e depois provoca vômitos para perder peso. Já no caso da anorexia, esse distúrbio distorce a percepção do próprio corpo, fazendo com que elas sempre se sintam gordas.

A mãe deve conversar com a filha sobre o problema. (Foto: divulgação)

Veja também como se desenvolve a bulimia nervosa

O que fazer quando a filha não gosta do próprio corpo

1. Mantenha um bom relacionamento com a filha, agradável e de confiança. Ter um bom convívio com os filhos e dar abertura para o diálogo é muito importante para que eles compartilhem suas angústias e preocupações;

2. Faça elogios sobre as qualidades e habilidades da jovem com o intuito de melhor a sua autoestima. Porém, evite os exageros e criticas sobre os pontos em que ela pode melhorar. Evite deixá-la com a autoconfiança muito elevada ou sem saber os limites impostos pelos pais;

3. Para as adolescentes que estão acima do peso, os pais devem motivá-las para adotar novos hábitos de vida saudáveis, como praticar esportes e seguir dietas com alimentação saudável equilibrada;

4. Converse com sua filha sobre as consequências que isso pode ter na vida dela e também na saúde. Procure fazer com que ela entenda que não vale a pena não gostar do próprio corpo.

PUBLICIDADE
A bulimia é um dos problemas que pode afetar jovens que não gostam do próprio corpo. (Foto: divulgação)

Veja também anorexia, sintomas e como identificar 

A insatisfação com o próprio corpo pode gerar sérios problemas de saúde, como a bulimia e anorexia. Os pais devem ajudar a filha que não gosta do próprio corpo, através do diálogo e um bom relacionamento. Procure incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, pois ajudam a melhorar a autoestima e também proporciona condicionamento físico.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.