4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa

Confira 4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa. A esfoliação renova a pele rapidamente, aumenta a absorção de hidratantes e potencializa seus efeitos. Além de…

Por Redacao em 07/10/2014

Confira 4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa. A esfoliação renova a pele rapidamente, aumenta a absorção de hidratantes e potencializa seus efeitos. Além de diversos outros benefícios como combater o aparecimento de rugas e linhas de expressão, o aparecimento de acne e desobstruir os poros, limpando-os em profundidade. Sem falar da sua eficácia contra a celulite, melhora da circulação sanguínea e estimulação do sistema metabólico.

Leia também: Bicarbonato de sódio, utilidades

4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa - A esfoliação é um procedimento que trás diversos benefícios a pele e pode ser feito em casa com bastante facilidade (Foto: Divulgação)

4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa

São diversos os benefícios da esfoliação seja ela feita em casa ou em uma clínica estética, no rosto ou no corpo. A esfoliação é tão simples de ser feita que você pode ter os mesmos benefícios em casa, com uma receita caseira. Confira abaixo 4 receitas caseiras para esfoliação em casa, duas para o rosto e duas para o corpo :

Esfoliação caseira facial (pele oleosa e acneica)

– 2 colheres (chá) de açúcar
– 1 colher (chá) de sumo de limão
– 1 gota de óleo vegetal (pode ser amêndoas, uva, abacate ou mesmo de soja)

Misture mexendo bem e aplique no rosto em movimentos suaves (sem friccionar muito) e circulares, enxágue em seguida de preferência com água gelada para fechar os poros. Se a pele for muito oleosa aplique 1 vez por semana, se não, pode usar a cada 15 dias. Devido à presença de limão, jamais use essa mistura sob o sol. Depois utilize um hidratante não oleoso.

Confira: Dicas para ter pés de princesa

Escolha uma receita e veja os benefícios da esfoliação na sua pele (Foto: Divulgação)

Esfoliação caseira facial (pele normal e seca)

– 1 colher (chá rasa) de açúcar
– 1 colher (chá rasa) de sal
– 3 colheres (chá) de óleo vegetal ( vide receita anterior) ou azeite (melhor!)
– 3 gotas de sabonete líquido

Prepare da mesma forma que a anterior. Aplique quinzenalmente e depois passe um hidratante ou um creme nutritivo.

Use sempre hidratante após a esfoliação (Foto: Divulgação)

Esfoliação caseira corporal (fubá e açúcar mascavo)

Massageie o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar mascavo. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas

Esfoliação caseira corporal (aveia)

Misture 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo, 1 colher de aveia em flocos grossos, suco de meio limão e 1 colher de sopa de mel. Esfregue no corpo por 2 a 3 minutos e enxágue bem (cuidado com a exposição solar).

Tipos de esfoliação

Existem diversos tipos de esfoliação além da facial e corporal, como por exemplo a dos pés ou do couro cabeludo (Foto: Divulgação)

Lendo as 4 Receitas Caseiras para Esfoliação em casa você deve ter percebido que existem uma série de ingredientes que podem ser usados para esfoliar o corpo e o rosto. Confira abaixo os tipos de esfoliação:

Leia também: Cuidados que evitam o envelhecimento da pele

  • Sal e óleo essencial: o mais básico e popular das esfoliações recorre ao sal granulado (marinho ou mineral) e aos óleos essenciais para devolver à pele toda a sua beleza.
  • Lufa: uma esponja de lufa (ou esponja vegetal como também é conhecida), é um aliado poderoso para uma esfoliação intensa que, combinada com cremes e outros ingredientes esfoliantes, é extremamente eficaz na remoção de células mortas.
  • Plantas: as plantas medicinais (caso da lavanda, aloé vera, alecrim…) são cada vez mais utilizadas na esfoliação corporal devido à sua versatilidade – adaptam-se a vários tipos de pele e têm múltiplos objetivos (relaxar, reenergizar…).
  • Alimentos:  Existem esfoliações a base de chocolate, café, limão, laranja, sementes, farinha de aveia, mel e leite, entre outros, trazendo diversos benefícios a pele.
  • Açúcar: em substituição do sal, utiliza-se frequentemente o açúcar devido ao seu aspecto granulado e ao fato de combinar igualmente bem com cremes e óleos essenciais diversos.

 Esfoliação Corporal e Facial vídeos

Confira abaixo vídeos de esfoliação corporal e facial para te ajudar na hora de aplicar o esfoliante caseiro:

Top