Bicarbonato de sódio: utilidades, dicas

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um pozinho simples a barato, que pode ser encontrado em qualquer lugar. Muito utilizado na culinária, deixando bolos mais fofinhos e agindo como fermento, em algumas receitas, o produto tem utilidades que vão muito além da gastronomia. Ele pode ser usado, também, para a beleza, para a limpeza, entre outras funções. Veja algumas utilidades do bicarbonato de sódio. 

Barato, o Bicarbonato de Sódio pode ser encontrado em qualquer lugar e tem muitas utilidades (Foto: Divulgação)

Bicarbonato de sódio para a beleza

– Clareador de dentes: muito conhecido, este truque de beleza com bicarbonato de sódio consiste em misturar um pouco do produto com o creme dental, escovando os dentes, normalmente. Pode-se, também, fazer a escovação normal e, ao final, finalizá-la com uma escovação com bicarbonato, colocando-se um pouco do pozinho, na escova de dentes. Faça isso antes de dormir. Mas é importante não exagerar, pois o esmalte dos dentes pode ser afetado.

Amaciar cotovelos e joelhos: basta misturar bicarbonato com o creme hidratante, potencializando o seu efeito.

Amaciar e limpar mãos: misturar bicarbonato com sabonete líquido e usar esta mistura, sempre que for lavar as mãos.

Shampoo seco: o excesso de oleosidade dos cabelos pode ser disfarçado, colocando-se um pouco de bicarbonato sobre a raiz dos fios.

Limpeza profunda dos cabelos: é só misturar um pouco do pozinho em seu shampoo e ele fará uma limpeza profunda nos cabelos.

Esfoliação: misturar 1 medida de água e 3 medidas de bicarbonato de sódio. Usar esta pastinha para esfoliar a pele do corpo e do rosto.

 

Pozinho pode ser usado como esfoliante (Foto: Divulgação)

Outras utilidades do bicarbonato de sódio

Limpar panelas: ferver 2 xícaras de água e 2 colheres de bicarbonato. Coar. Colocar o pozinho molhado sobre uma esponja úmida e passá-la nas panelas. Em seguida, enxaguar.

Limpeza de filtros: sempre a vela do filtro de água estiver sujinha, esfregando o pó em sua superfície, até que esteja bem limpa. Em seguida, enxaguar muito bem.

Limpeza de rejuntes: fazer uma pasta, com bicarbonato de sódio e vinagre. Aplicar sobre os rejuntes e esperar cinco minutos. Em seguida, lavar com bucha, detergente e água.

Bicarbonato facilita a limpeza da casa (Foto: Divulgação)

Limpar e tirar cheiros: o interior da geladeira, freezer ou micro-ondas pode ser limpo com bicarbonato de sódio, misturado com água morna. Um litro de água para 1 colher (sopa) do pozinho. Limpa e remove cheiros.

Roupas brancas: acrescentar um pouco de bicarbonato na água da máquina de lavar. As roupas ficarão mais brancas.

Limpar pisos: manchas de sujeira podem ser removidas dos pisos, com uma mistura de ½ xícara (chá) de bicarbonato e 1 litro de água morna. Passar no piso, usando bucha ou esfregão e, em seguida, enxaguar.

Reply