10 dicas para escolher uma carreira

Hoje em dia é muito comum encontrarmos pessoas sem uma direção profissional, ou ainda, que não estão satisfeitas com sua profissão ou com o…

Hoje em dia é muito comum encontrarmos pessoas sem uma direção profissional, ou ainda, que não estão satisfeitas com sua profissão ou com o curso superior o qual estejam cursando. Essa postura, além de prejudicial para o indivíduo, também é para o nosso país, uma vez que as universidades têm formado profissionais incapacitados de exercerem suas profissões por disporem apenas do conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino.

Veja aqui: Dicas sobre como planejar a sua carreira.

Confira algumas dicas fundamentais antes de escolher uma carreira para seguir (Foto: Divulgação)

A falta de profissionais capacitados para exercerem funções advém da ética comportamental adotada nas empresas, processo no qual muitos funcionários não passam durante as entrevistas. Isto é, se você não tem os pontos requeridos para uma determinada área do saber, terá perdido o seu tempo tendo-a estudado.

Por isso, para não incorrer no erro da grande maioria das pessoas, confira 10 dicas para escolher uma carreira que são fundamentais para toda a sua vida:

1 – Auto conhecimento

Pensar que você é somente um nome ou um número de um RG é grande absurdo, de modo que tomar conhecimento sobre quem você é e o que deve fazer na vida é fundamental antes de iniciar a sua jornada. Por não irem atrás dessas respostas, muitos jovens se encontram em depressão e cada vez mais cedo. Por isso, faça uma autoanálise e conheça o seu próprio caminho.

Conheça a si mesmo para estar preparado para a vida (Foto: Divulgação)

2 – Descubra seus pontos fortes

Uma das 10 dicas para escolher uma carreira é descobrir os seus pontos fortes, ou seja, aquilo que você faz de melhor. Se você é hábil em cálculos, sua área de atuação será no âmbito das ciências exatas, ao passo que se sua habilidade é com línguas e escrita, será na parte de humanas, comunicação, etc.

Leia Também:  Operadora Vivo Disponibiliza 20 Vagas para Trainee

Não insista em uma carreira que reforce os seus pontos fracos ou o fracasso será inevitável.

3 -Quebra de paradigmas

Pare de pensar que somente profissões que não tem a ver com você são capazes de “dar dinheiro”. O dinheiro é um recurso que precisa ser compreendido antes de criarmos paradigmas, associando ele com uma carreira ou outra. Tudo aquilo que você faz com o motor certo e da melhor maneira possivel terá um grande sucesso, de modo que o dinheiro será somente a consequência disto, de sua dedicação empregada.

Nem sempre você será um funcionário, de modo que pode utilizar o seu conhecimento e suas habilidades para até mesmo abrir uma empresa nova no mercado. Portanto, imagine qual a profissão que você seguiria se o dinheiro não existisse e faça aquilo que você realmente deseja fazer.

Pare de pensar no dinheiro como um fim em si mesmo (Foto: Divulgação)

4 -Teste suas habilidades

Tendo uma ideia sobre se sua área é exatas, humanas, biológicas, entre outras, agora é a hora de testar as suas habilidades para especificar ainda mais a sua profissão. Isto é, se você gosta de Matemática porém é melhor com Geometria, pode se dar bem como um engenheiro civil e assim por diante.

5 – Teste  de personalidade

Existe um teste de personalidade aplicado por psicólogos que apresentam uma pontuação de acordo com o perfil profissional de um indivíduo. Esta é uma das 10 dicas para escolher uma carreira que é muito valiosa, pois de forma diferente de apenas indicar uma profissão, o teste apresentará várias disponíveis para o seu perfil pessoal.

Faça um teste de personalidade em um psicólogo empresarial (Foto: Divulgação)

6 -Faça uma pesquisa

Depois de ter uma noção sobre como escolher a carreira ideal, liste algumas profissões e pesquise a fundo sobre elas, sobre o campo de atuação e o salário pretendido, se estão dentro de suas expectativas. Caso a profissão já tenha sido escolhida porém os benefícios não satisfazem, é hora de pensar em abrir uma empresa ou fazer uma atividade que tenha a ver com a sua vocação porém de forma mais ampla.

Leia Também:  Opções de Franquias de Comida Oriental

7 – Tenha boa auto estima

Seja confiante e primeiro procure entender a si mesmo antes de escolher a profissão perfeita. As pessoas apenas podem sugerir, mas lembre-se de que sua vida e o seu futuro, é você quem faz. Escolha o que quer para si e seja corajoso para seguir em frente e assumir suas responsabilidades.

Confira alguns filmes para levantar a autoestima.

8 – Especialize-se!

Faça um curso de idiomas ou outros que tenham a ver com a carreira de sua pretensão, a fim de adentrar ainda mais neste universo e criar uma conexão maior com a atividade.

Especialize-se na sua área escolhida (Foto: Divulgação)

9 – Faça um bom planejamento

Organize em um papel as ideias sobre como gostaria que fosse a sua vida em 5, 10 ou 20 anos. A partir de então trace as metas que você precisa cumprir para que o objetivo em questão seja alcançado. Organização e determinação fazem toda a diferença e para a vida toda!

Fique a par de algumas dicas para organizar melhor o seu tempo.

10 – Não desista dos seus sonhos

Para finalizar as 10 dicas sobre como escolher uma carreira, lembre-se do seu maior sonho: É dar uma condição boa para seus filhos e para a família? É fazer o bem para o mundo?  É criar abrigos, escolas ou ajudar os animais de rua?

Seja qual for o seu propósito, desde que não interfiram nos direitos pessoais dos outros e seja voltado ao bem, jamais desista dos seus sonhos. O impossível só existe na medida de nossa falta de coragem, por isso, se você quer fazer a diferença no mundo, faça. Depende apenas de você e o dinheiro certamente ajudará muito para isso.

Boa sorte!

Top