Dicas para organizar melhor o seu tempo

O tempo perdido não pode ser recuperado, por isso, é fundamental que haja um bom planejamento com estratégias para aumentar o aproveitamento de cada…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

O tempo perdido não pode ser recuperado, por isso, é fundamental que haja um bom planejamento com estratégias para aumentar o aproveitamento de cada minuto do dia, especialmente no caso de pessoas que são mais desorganizadas e sempre acabam se atrapalhando na administração desse bem tão valioso. Confira dicas para organizar melhor seu tempo.

Confira dicas de como ganhar mais tempo ao longo do dia.

Saiba como organizar melhor o tempo. (Foto: divulgação)

Mantenha uma agenda

O primeiro passo para fazer o tempo render mais é organizar todos os afazeres semanais ou mensais em uma agenda, possibilitando ter uma ideia global do tempo disponível na execução de cada tarefa. Com a prática, será possível perceber que agrupar atividades semelhantes pode economizar tempo e ainda faz o dia ser muito mais proveitoso. Boas dicas são separar uma manhã do mês para resolver todos os assuntos bancários; planejar deixar o carro para lavar, enquanto é atendido no dentista e organizar a lista do supermercado, enquanto espera atendimento;

Saiba como organizar a agenda de compromissos.

Classifique as atividades diárias

Planejar o dia com todas as atividades previstas, classificando as tarefas de acordo com a prioridade e se lembrando de não incluir apenas as obrigações do trabalho, é uma dica muito simples e que garante resultados surpreendentes. Vale a pena lembrar que os itens devem ser começados e terminados, para só então se preocupar com a tarefa seguinte. Não vale começar tudo ao mesmo tempo.

Defina o tempo para cada compromisso

Agendar cada um dos compromissos, estabelecendo não apenas a hora de início como também a de término, é uma boa ideia. É fundamental se esforçar para respeitar os limites estabelecidos.

Não sabote o planejamento diário

É muito importante cumprir todas as tarefas propostas para cada dia, pois o tempo será insuficiente apenas no caso de planejamento incorreto das atividades. Se aparecer qualquer imprevisto, a dica é tentar reorganizar a agenda para que a tarefa não realizada seja concluída assim que possível.

Procurar manter uma agenda é uma dica simples e eficiente. (Foto: divulgação)

Separe um tempo para o lazer

Para ter melhor rendimento, todo mundo precisa de um tempo semanal reservado para o laser. Por isso, é indispensável separar um momento de descanso, sem achar que está “perdendo tempo”. Muito pelo contrário. Essa experiência permite reconhecer e valorizar ainda mais o tempo livre, de forma a enriquecer a vida pessoal e melhorar a disposição para o trabalho.

Não enrole nas tarefas

O ideal é agir de forma ágil e eficaz, executando bem cada uma das tarefas, porém, sem tentar correr contra o relógio. Além de se desgastar menos em cada atividade, é possível economizar tempo e evitar o estresse de viver “acelerado”;

Se lembre de que cada minuto é valioso

Aproveite cada minuto que sobra entre a realização das tarefas. Não é uma boa ideia coincidir a hora do fim de uma atividade com o início de outra, especialmente quando é preciso se descolocar. Saber aproveitar cada minuto para adiantar as tarefas seguintes garante tempo de sobra ao final do dia.

Saiba como se organizar no trabalho.

Separar um tempo para o lazer melhora o desempenho nas tarefas. (Foto: divulgação)

A má administração do tempo é um problema que afeta muitas pessoas, especialmente as que se queixam da falta de rendimento do dia de trabalho. Seguindo as dicas é possível planejar melhor as atividades e maximizar o aproveitamento diário.

Top