Como planejar sua carreira: dicas

A carreira profissional é um investimento, por isso merece ser planejada como qualquer outra aplicação financeira. Nesse caso, alguns recursos materiais deverão ser empregados…

A graduação é o primeiro passo, mas não o único (Foto: Divulgação)

A carreira profissional é um investimento, por isso merece ser planejada como qualquer outra aplicação financeira. Nesse caso, alguns recursos materiais deverão ser empregados nessa empreitada, como por exemplo, a realização de cursos de idiomas, graduação, aulas técnicas e até viagem internacional. Para sair na frente no mercado trace estratégias e coloque em prática algumas ações. Veja abaixo cinco dicas para trilhar o caminho do sucesso profissional:

1-   Crie metas

Pense nos seus objetivos. Separe-os em prazos de tempo (curto, médio e longo prazo) e assinale o que você acha necessário fazer para alcançá-los. Por exemplo, se você quer se tornar um administrador de sucesso, o primeiro passo é buscar qualificação, depois uma colocação no mercado de trabalho nessa área de atuação, e daqui alguns anos chegar em um cargo de grande importância em uma companhia.

Liste os seus objetivos (Foto: Divulgação)

2-   Atualize-se

O mundo corporativo está cada vez mais exigente, e cursos que antes garantiam emprego para qualquer pessoa, como a graduação, deixou de ser diferencial passando a ser obrigação em algumas áreas. Para continuar se destacando é preciso buscar cursos de reciclagem. Uma pós-graduação ou MBA possuem curta duração, mas a bagagem de conhecimento é grande e pode abrir novas portas no mercado de trabalho.

3-   Invista em idiomas

Se você quer conquistar um cargo de liderança, principalmente em uma multinacional, falar inglês é fundamental. Mesmo que as oportunidades do momento não exijam o idioma, prepare-se para o futuro. O profissional que fala um segundo idioma ganha cerca de 20% a mais do que uma pessoa com capacitação similar, exceto o domínio da língua estrangeira. O espanhol também é um bom diferencial e deve ser aprendido assim que possível.

Não pare de estudar (Foto: Divulgação)

4-   Networking

Leia Também:  Vagas de Empregos Ribeirão Preto, SP: 2016 Trabalho

Cultivar uma ampla rede de contatos faz parte da construção de uma carreira profissional. Mesmo que as pessoas que você convive não lhe indique para a oportunidade esperada, saiba que se tiver uma boa relação em algum momento da sua vida lhe será útil. O networking faz com que você fique antenado com as tendências do mercado, por meio de informações vindas da sua rede de contatos.

5-   Desafie o mercado

Não se acomode em uma empresa ou cargo, veja o que o mercado tem a te ofertar. Distribua currículos e se candidate a vagas acima da que está exercendo no momento. Buscar desafios faz parte da rotina dos vencedores. Será necessário escutar muitos não até encontrar o sim. Se abra a novas experiências para saber o que o mundo corporativo tem a lhe oferecer.

Aproveite as dicas e planeje uma carreira de sucesso.

Top