Menu

Saúde

Atualizado em 28 de dezembro de 2012, às 10:43 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Picadas de pernilongo: como prevenir

A picada de pernilongo é algo muito comum em nosso meio. Saiba como prevenir as picadas de pernilongo.

Com a chegada do verão, muitas pessoas sofrem com as picadas de pernilongo. Em casos raros, alguns indivíduos apresentam processos alérgicos intensos que podem afetar o dia a dia deles e que podem trazer graves consequências. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre como prevenir as picadas de pernilongo.

Saiba o que fazer diante de picadas de insetos em bebês.

560013 Saiba como prevenir as picadas de pernilongo. Foto divulgação Picadas de pernilongo: como prevenirSaiba como prevenir as picadas de pernilongo. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre as manifestações da alergia à picada de pernilongo

De forma geral, as pessoas que apresentam alergia à picada de pernilongo podem apresentar:

  • Manchas avermelhadas que, posteriormente, podem virar bolhas;
  • Coceira excessiva.

Devido a grande coceira, o indivíduo pode apresentar algumas lesões de pele que quando não adequadamente tratadas, podem evoluir para inflamação local e posterior, infecção das feridas.

Compreendendo as manifestações clínicas das picadas de pernilongo

Após conhecer algumas das manifestações clínicas mais comuns das picadas de pernilongo, conheça abaixo algumas informações a respeito dessas apresentações.

  • Coceira – surge consequente à picada do pernilongo e é provocada pela resposta do sistema imunológico que tenta combater as substâncias injetadas em nossa pele, juntamente com a saliva do pernilongo;
  • Manchas avermelhadas – surgem devido a lesão da pele ocasionada durante a picada do pernilongo.

Conheça as áreas mais afetadas pela picada do pernilongo

Os locais mais atingidos pela picada do pernilongo são os braços e as pernas. Isso ocorre, pois são as áreas mais expostas do corpo, em especial, durante o verão.

560013 Para evitar as picadas de inseto evite permancer em locais abertos por muito tempo. Foto divulgação Picadas de pernilongo: como prevenirPara evitar as picadas de inseto, evite permanecer em locais abertos por muito tempo. (Foto: divulgação)

Prevenindo as picadas de inseto

É possível prevenir as picadas de inseto através da adoção de certas atitudes. Entre elas, podemos citar:

  • Mantenha a pele sempre limpa. Os insetos costumam ser atraídos por odores fortes;
  • Evite permanecer em locais com muita vegetação, em especial, durante o entardecer;
  • Utilize roupas que cubram as áreas expostas do corpo, como braços e pernas;
  • Não se esqueça de utilizar repelentes;
  • Utilize mosqueteiros;
  • Coloque telas de proteção nas portas e janelas de sua casa;
  • Evite deixar água parada nos vasos ou nas vasilhas dos jardins de sua casa;
  • Sempre que necessário, utilize inseticidas para combater os insetos.

Aprenda a tratar as picadas de pernilongo

A melhor forma de combater os incômodos das picadas de pernilongo é através da utilização de compressas de gelo no local afetado. Além disso, é possível utilizar pomadas que colaboram com o alívio dos sintomas, como as que contêm corticoide. Caso a picada piore ou se torne infectada, indicamos que o indivíduo busque a orientação de um especialista de modo a evitar futuras consequências.

560013 A coceira é uma das manifestações mais comuns da picada de pernilongo. Foto divulgação Picadas de pernilongo: como prevenirA coceira é uma das manifestações mais comuns da picada de pernilongo. (Foto: divulgação)

É difícil encontrar quem nunca foi picado por pernilongo. Após conhecer algumas dicas de como prevenir a picada de pernilongo, basta coloca-las em prática e se ver livre do problema.

Saiba o que fazer diante da alergia de picadas de inseto.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.