Como renovar a decoração do quarto: dicas, sugestões

O quarto é um ambiente de intimidade e, acima de tudo, precisa favorecer a sensação de conforto. Este cômodo da casa pode apresentar diferentes…

Por Isabella Moretti em 22/02/2012

O quarto de casal conta com a leveza e suavidade das cores neutras

O quarto é um ambiente de intimidade e, acima de tudo, precisa favorecer a sensação de conforto. Este cômodo da casa pode apresentar diferentes propostas de decoração, valorizando desta forma a personalidade do morador. Partindo desta ideia, é notável que o visual de um quarto de casal não será o mesmo de um adolescente e vice-versa.

A decoração do dormitório se modifica de acordo com cada etapa da vida, além de reproduzir as preferências do indivíduo. Não basta ser um lugar confortável, o quarto também precisa favorecer a questão da privacidade e proporcionar uma atmosfera aconchegante para se refugiar.

Numa proposta convencional de decoração, o quarto possui móveis básicos, tais como cama e guarda-roupa. Os demais elementos complementam o ambiente, deixando-o com uma estética bonita, agradável e funcional. Os móveis acessórios e os complementos são escolhidos de acordo com a proposta de decoração que predomina.

Dicas e ideias para decorar o quarto

• Feng Shui
Segundo o feng shui, o quarto é um local de conforto e tranquilidade dentro da casa, no qual as energias positivas precisam se movimentar para atrair bons fluídos. Ao aplicar a técnica de harmonização de ambientes, o morador pode fazer algumas alterações no posicionamento dos móveis e objetos. Por exemplo, a cama não deve ficar de frente para o espelho e sim diante da porta.
O quarto harmonizado mantém a sua ordem e limpeza. Como se trata de uma área que otimiza a questão do relacionamento, é muito importante que a posição de cada item seja cuidadosamente pensada.

• Cores
Para reforçar a ideia de descanso e tranquilidade que caracterizam um quarto, vale à pena usufruir dos estímulos e sensações das cores. Os tons frios são mais indicados para o relaxamento, como é o caso do lilás, azul e verde. As tonalidades pastéis também são perfeitas para deixar o quarto propício ao repouso.

Para renovar a decoração do quarto, é muito importante fugir da monotonia e do convencional. Trabalhar com um elemento colorido representa uma boa saída para inovar o visual do ambiente, por isso vale à pena investir numa parede, objeto ou móvel de cor diferente.

Um quarto infantil divertido e alegre

Caso a intenção seja de deixar o quarto com uma aparência mais marcante, vale à pena apostar nas cores vibrantes e intensas que chamam atenção no círculo cromático. Porém, elas devem ser usadas de forma controlada para não sobrecarregar a área ou deixar o espaço cansativo.

• Estilo
O estilo na verdade é o grande guia da decoração, responsável por determinar os móveis, revestimentos e acessórios. Por exemplo, no quarto de casal, recomenda-se optar pelo estilo romântico ou neutro, enquanto o dormitório infantil combina com desenhos e várias cores. Mesmo com as sugestões apresentadas, é possível fazer combinações considerando as preferências.

• Detalhes
Pequenas mudanças são capazes de transformar o visual do quarto. Experimente, por exemplo, adotar um adesivo decorativo na parede ou uma poltrona com design moderno. A personalização do dormitório mora nos detalhes.

O adesivo de panda aparece como um detalhe que inova a decoração do quarto

Top