Soja preta para emagrecer

A soja preta é uma boa opção para quem está querendo perder peso. Além de ajudar na luta contra a balança, o grão também…

A soja preta é uma boa opção para quem está querendo perder peso. Além de ajudar na luta contra a balança, o grão também favorece o bem-estar e melhora a qualidade de vida das pessoas.

A soja preta faz bem para a saúde e ajuda a perder peso. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: O consumo de soja faz bem para o cérebro

Como a soja preta emagrece?

A soja preta possui em sua casca um componente chamado antocianina, que reduz a absorção de gordura pelo organismo. Sem acumular células adiposas, o corpo acaba perdendo peso. A queima da gordura também acontece de forma mais acelerada.

Um estudo realizado pela Universidade Hanyang, na Coreia do Sul, já comprovou cientificamente que quem consome soja preta emagrece, pois a absorção de gordura pelo organismo é reduzida em 50%.

Como apresenta um alto teor de fibras, a soja preta contribui com a sensação de saciedade, ou seja, a pessoa que come o grão fica satisfeita por mais tempo e não sente tanta fome. O valor calórico da soja preta é um pouco menor do que a amarela, cada porção de 100 g tem 380 calorias.

A antocianina da soja preta reduz a absorção de gordura pelo organismo. (Foto:Divulgação)

Apesar de ajudar na tarefa de perder peso, a soja preta não faz milagres. Para que o consumo do grão tenha efeito no organismo, é necessário adotar uma dieta equilibrada, com baixo valor calórico, além de praticar atividade física regularmente.

Os benefícios da soja preta

Previne câncer
A soja preta, assim como a amarela, é rica em isoflavonas, um componente capaz de ajudar na prevenção do câncer, principalmente nas mamas, no útero e na próstata.

Alivia os sintomas da TPM
Como a isoflavona tem a estrutura química semelhante a do estrogênio, ela é capaz de reduzir os principais sintomas da TPM, como a irritabilidade. Durante o período de tensão pré-menstrual, o hormônio feminino fica reduzido e a isoflavona repõe.

Leia Também:  Aprenda a fazer uma reeducação alimentar

Combate o envelhecimento
Ao incluir soja preta na dieta, é possível combater os principais sinais do envelhecimento, como as rugas e marcas de expressão. Os antioxidantes presentes no grão agem contra os radicais livres que, quando não contidos, contribuem com o desgaste da pele.

O consumo de soja preta ajuda a combater as rugas. (Foto:Divulgação)

Aumenta a energia
A soja preta é uma poderosa fonte de proteínas, por isso ela garante energia por mais tempo. A composição do grão também reduz os riscos de anemia e fraqueza, já que facilita o transporte de vitaminas no corpo.

Saúde dos ossos e dentes
Devido a grande quantidade de cálcio, a soja preta contribui com a saúde dos dentes e ossos. O consumo do alimento previne a osteoporose.

Como preparar soja preta?

A farinha de soja preta serve para preparar sucos, iogurtes, pães, bolos e vitaminas. Já os grãos, podem ser usados para fazer caldos, sopas e saladas. O sabor da soja preta é o mesmo da amarela.

Veja também: Melhores Farinhas Emagrecedoras

Top