Picadas de insetos em bebê: o que fazer

Picadas de insetos em bebê: o que fazer

O Verão é a estação do ano em que há mais insetos no ambiente. Durante o dia, normalmente são os borrachudos que picam os…

Por Editorial MDT em 29/03/2012

Repelentes ajudam a evitar as picadas de pernilongo.

O Verão é a estação do ano em que há mais insetos no ambiente. Durante o dia, normalmente são os borrachudos que picam os indivíduos. Já durante a noite a presença de pernilongos é maior. Para quem mora na cidade há também insetos como formigas, aranhas e pulgas que podem picar. Os bebês e as crianças em geral são bastante sensíveis e podem apresentar reações alérgicas a esses tipos de picadas. 

O que fazer para proteger o bebê? 

Existem diversas formas de proteger seu filho contra as picadas de insetos como, por exemplo, utilizar telas de proteção nas janelas, dedetizar o ambiente e manter o local sempre limpo. O uso de inseticidas também é uma boa opção, porém devem ser utilizados com cuidado. Deve ser aplicados no quarto pelo menos três horas antes de dormir, e é importante arejar o ambiente logo após a aplicação. O uso de repelentes específicos para crianças é indispensável, principalmente por ser uma forma fácil de prevenir as picadas. Mas, fique atento, pois o uso desses produtos é indicado somente após o 6º mês de idade.

O uso de inseticidas ajuda a manter os insetos longe.

O que fazer quando ocorrer a picada de um inseto?

O uso de pomada específica pode ajudar a resolver o problema. Entretanto, é indispensável consultar um médico dermatologista antes de utilizá-la, para melhor avaliação e tratamento. As crianças alérgicas exigem um cuidado redobrado, devido ao quadro grave que podem apresentar após o contato com insetos. 

O que fazer:

1. Lave o local da picada com água e sabão;

2. Passe uma pomada específica orientada pelo seu médico;

3. Corte as unhas da criança para que não coce o machucado;

4. Observe o desenvolvimento da lesão. 

Procure um pronto atendimento caso ocorra:

1.Criança com falta de ar após a picada;

2.Aumeto rápido do inchaço local, com aparecimentos de manchas em outras áreas do corpo;

3.Inchaço da face da criança.

Se a criança apresentar um quadro mais grave, leve-a imediatamente ao pronto socorro.

O que fazer em caso de picadas com ferrão?

Em caso de picadas de abelhas, marimbondos ou vespas, o ferrão deve ser retirado. Não se deve apertar com as unhas ou usar pinças para retirar, o ideal é usar algo com uma superfície dura e reta. Em seguida, lave com bastante água e sabão e aplique a pomada específica para aliviar a dor e a irritação sobre o local da picada. O uso de analgésicos deve ser utilizado somente sobre prescrição do médico.

Lembre-se que as crianças que apresentam alergia devem receber cuidados redobrados, e caso a picada não cicatrize, procure um médico dermatologista ou pediatra para melhor avaliação. É extremamente importante manter o bebê protegido e saudável, longe da picada de insetos.

Top