Menu

Notícias

Atualizado em 12 de abril de 2013, às 8:00 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Os países com os maiores índices de obesidade do mundo

Pesquisas revelam que o número de pessoas obesas em todo o mundo aumentou nas últimas décadas. Abaixo, você pode conhecer os países que lideram o ranking de obesidade.

A obesidade tem afetado um número cada vez maior de pessoas. De acordo um estudo publicado em 2011, pela revista médica The Lancet, o incide de pessoas obesas praticamente dobrou nas últimas três décadas.

608536 Os países com maiores índices de obesidade do mundo Os países com os maiores índices de obesidade do mundoEm pesquisa divulgada em 2011 pela revista The Lancet, o índice obesidade dobrou nas últimas três décadas. (Foto: Divulgação).

A pesquisa, que foi coordenada por Majid Ezzat, do Imperial College de Londres, Salim Yusuf e Sonia Anand, do Instituto de Estudos da População/Saúde de Hamilton, Canadá, revelou que, em 2008, mais de um em cada dez adultos eram obesos.

Veja também: pessoas obesas podem ser saudáveis assim como os magros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa é considerada obesa quando apresenta IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30. Para calculá-lo, basta dividir a massa de um indivíduo por sua altura ao quadrado.

 Os países com os maiores índices de obesidade do mundoDe acordo com o estudo, o IMC aumentou tanto entre os homens quanto entre as mulheres. (Foto: Divulgação).

O levantamento feito de 1980 a 2008 apontou que o IMC aumentou tanto entre os homens quanto entre as mulheres. De acordo com os especialistas, pessoas com obesidade severa (quando o IMC está acima de 30) têm mais chance de desenvolver diabete tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta, infarto, além de câncer de cólon, reto ou próstata.

Eles também afirmam que muitas doenças podem estar associadas a obesidade, como cálculo biliar, osteoartrite (doença que causa a deterioração das articulações), problemas pulmonares, incluindo apneia, e problemas no sistema reprodutivo (infertilidade e irregularidade no ciclo menstrual).

Os países com maiores índices de obesidade do mundo

608536 Os países com maiores índices de obesidade do mundo2 Os países com os maiores índices de obesidade do mundoEntre os ricos, os EUA lideram a lista de países mais obesos. (Foto: Divulgação).

A pesquisa identificou quais são os países com maiores índices de obesidade do mundo. Em primeiro lugar está Nauro, onde a média de IMC em sua população adulta é de 33,9 nos homens e de 35 nas mulheres. A ilha do pacífico sul já liderava a lista em 1980, só que com níveis menores: IMC de 28,1 entre os homens e de 28,3 entre as mulheres.

Entre os países ricos, a liderança está com os Estados Unidos, onde o elevado peso de sua população se justifica pela febre dos fast-foods. Abaixo, você pode conferir quem ocupa as primeiras posições da lista e conhecer os países mais obesos do mundo.

Confira: Quase 50% da população brasileira está acima do peso.

• Homens
Nauro: 33,9
Estados Unidos: 28,5
Arábia Saudita: 27,9
Austrália: 27,6
Canadá: 27,5
Espanha: 27,5
Argentina: 27,5
Reúno Unido: 27,4
México: 27,4
Alemanha: 27,2

• Mulheres
Nauru: 35
Egito: 30,1
Arábia Saudita: 29,6
África do Sul: 29,5
México: 28,7
Estados Unidos: 28,3
Argentina: 27,5
Rússia: 27,2
Austrália: 26,9
Reino Unido: 26,9