Pessoas obesas podem ser saudáveis assim como os magros

Estar magro nem sempre é sinal de saúde, afinal, muitos gordinhos se revelam mais saudáveis do que as pessoas que estão abaixo do peso…

Os gordinhos podem ser saudáveis tanto quanto os magros.

Estar magro nem sempre é sinal de saúde, afinal, muitos gordinhos se revelam mais saudáveis do que as pessoas que estão abaixo do peso médio. Esta foi à conclusão da pesquisa realizada pela Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos.

O estudo feito pela universidade norte-americana acompanhou os hábitos de 12 mil pessoas ao longo de 14 anos. De acordo com os resultados, as pessoas que estão acima do peso realizam atividades mais saudáveis do que os magros. Ou seja, os ‘gordinhos’ possuem um cardápio diário rico em frutas e vegetais, fazem exercícios físicos, consomem álcool com cautela e a maioria não fuma.

Para concluir que os obesos podem ser tão saudáveis quanto os magros, as análises se basearam em 11.761 homens e mulheres norte-americanos, obesos ou não. O estilo de vida de cada participante também foi levado em conta para formular a tese.

A situação muda quando o obeso tem hábitos saudáveis.

A pesquisa, que ganhou espaço no periódico Journal of the American Board of Family Medicine, considerou o perfil do obeso que se alimenta de forma saudável e se exercita, mas também avaliou os indivíduos acima do peso e sedentários. De acordo com os estudiosos, quando a obesidade é acompanhada de uma má alimentação e falta de exercícios, ela aumenta os riscos de morrer jovem.

Não foi a primeira vez que a comparação entre a saúde de magros e gordinhos foi realizada. A nutricionista Linda Bacon, autora do livro Health at Every Size, relatou que as mulheres magras viciadas em dietas restritivas são menos saudáveis que as mulheres obesas que nunca fizeram regime. A compulsiva busca pelo peso ideal também pode resultar, em alguns casos, pode resultar em problemas como depressão e bulimia nervosa.

Leia Também:  Dicas para evitar o mau hálito

 O peso e a saúde

A alimentação balanceada é fundamental para ser um gordinho saudável.

A condição de estar acima do peso se torna perigosa quando representa o acúmulo de gordura no corpo. O excesso de lipídios interfere no funcionamento do organismo, aumentando as chances de desenvolver problemas como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

No entanto, existem obesos que apresentam um metabolismo normal e não desenvolvem problemas de saúde, como o colesterol alto e outros males da obesidade. Os médicos ressaltam que este tipo de caso não é tão comum, mas pode acontecer. Apesar de alguns gordinhos apresentarem um organismo saudável porque eles não estão livres de todos os problemas de saúde.

A pessoa que está acima do peso pode ser saudável, desde que tenha o hábito de praticar exercícios físicos e alimentação balanceada.

 

Top