Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Ciee menor aprendiz 2012-2013: jovem aprendiz

Ciee menor aprendiz 2012-2013: jovem aprendiz

Por Isah
O CIEE oferece oportunidades para aprendizes.

O CIEE (Centro de Integração Escola e Empresa) mantém grandes parcerias com o objetivo de posicionar o jovem no mercado de trabalho. Através do seu programa de aprendiz, a instituição consegue criar oportunidades para os estudantes, facilitando o início de uma carreira.

Não é de hoje que os adolescentes e jovens enfrentam dificuldades para obter espaço no mercado devido à falta de experiência e qualificação. Entretanto, o programa Jovem Aprendiz está transformando esta realidade, incentivando a contratação de pessoal para a aprendizagem.

Ao atuar como intermediador das vagas, o CIEE procure respeitar os principais tópicos da lei da aprendizagem, como a jornada de trabalho de 4 a 6 horas, direito a todos os benefícios trabalhistas, remuneração justa e contrato com duração máxima de dois anos. As condições de aprendiz são voltadas para jovens de 14 a 24 anos.

Saiba mais: CIEE Estágios e oportunidades de emprego

Para participar do Programa Jovem Aprendiz é necessário preencher a ficha de inscrição junto a CIEE do seu estado. O número de oportunidades se mostra abrangente, já que as empresas estão sendo obrigadas a disponibilizar de 5% a 15% das suas vagas aos aprendizes. Ao terminar o contrato de dois anos, o jovem profissional também recebe um certificado de qualificação, que será decisivo para comprovar a sua experiência e conseguir outra vaga no mercado de trabalho.

Aprendiz Legal 2012-2013

O Aprendiz Legal facilita o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

O CIEE, juntamente com a Fundação Roberto Marinho, promove o Aprendiz Legal, um programa que visa preparar e inserir jovens no mercado de trabalho. Esta iniciativa costuma dar preferência aos jovens de baixa renda e que estão cursando o Ensino Fundamental ou Médio em uma escola da rede pública.

O jovem que passa pelo Aprendiz Legal desenvolve várias competências, como a capacidade de trabalhar em equipe e a responsabilidade para lidar com as suas tarefas. Os gestores da empresa e da instituição formadora procuram avaliar se o jovem está desenvolvendo suas habilidades e progredindo.

As empresas que participam da iniciativa devem seguir a risca a lei da aprendizagem.

O CIEE é responsável por fazer o recrutamento dos aprendizes, além de capacitá-los através de uma metodologia que recebe apoio da Fundação Roberto Marinho. Entre os cursos disponíveis estão Auxiliar de Alimentação, Comércio e Varejo, Gestão Pública, Auxiliar de Produção, Logística, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Turismo e Telesserviços.

A empresa que se filia ao Aprendiz Legal deve matricular o jovem em algum curso da modalidade de aprendizagem, mas a instituição qualificadora requer autorização do Ministério do trabalho.

Veja também: Menor Aprendiz 2012 – vagas para jovens

Para disputar as vagas do CIEE menor aprendiz 2012-2013, faça o cadastro no site oficial.

Recomendado para você
Educação

10 possíveis temas de redação para o Enem 2017

Educação

Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente

Educação

Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP

Educação

Inscrição Iduff – Como fazer?

Comentários
  1. suellen silva de souza disse:

    gostaria de me escrever em um dos cursos para jovem aprendiz.

  2. Ruan Claudio Alves da Silva disse:

    Sou um menor aprendiz , gostaria de fazer parte do ciee !

  3. lais lima disse:

    oi meu nome e lais, e tenho 16 nos e estou a procura de um jovem aprendiz,por favor me ajudem =)

  4. MTJac disse:

    Olá Lais,

    Basta seguir as orientações que mencionamos no texto.

    Att,

  5. Thaynara Alencar disse:

    Ola Meu Nome E Thaynara tenho 16 anos e não tenho um emprego trabalhei ano passado pelo senac-gama mas meu contrato acabou e não tenho como ajudar minha mae e ela presisa muito .

  6. MTJac disse:

    Olá Thaynara,

    Para se inscrever, é só seguir as dicas que adicionamos no texto.

    Att,

  7. Nathalia disse:

    Oi nome é Nathalia vou completar 14 anos em maio, gostaria de saber se posso se escrever, mesmo que eu ainda nao completei 14 anos?

  8. Gheifane disse:

    Olá, meu nome é Gheifane, tenho 16 anos, o certo é me inscrever em Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz?!

  9. leh disse:

    adoroo ciee meu 1 enprego foi por traz do ciee que consegui

  10. Valesca Yasmim Da Silva De Oliveira disse:

    Olá , meu nome Valesca yasmim tenho 17 anos tenho como meu objetivo além dos meus estudos me tornar uma grande proficional,estou cursando Ensino Médio, nunca trabalhei mais gostaria muito que vocês me desses essa portunidade de trabalho, meu contato (9212-0218) aguardo vocês me chamarem. obrigado!

  11. Sarah disse:

    Olá , eu gostaria de saber se ainda existe vagas .. 02/03/13

  12. Sarah disse:

    no jovem aprendiz …

  13. rayssa disse:

    Olá , meu nome rayssa felix tenho 16 anos tenho como meu objetivo além dos meus estudos me tornar uma grande proficional,estou cursando Ensino Médio, nunca trabalhei mais gostaria muito que vocês me desses essa portunidade de trabalho, meu contato (081 87870519) aguardo vocês me chamarem. obrigado!

  14. Fred Ribeiro Santos disse:

    OI boa noite, tenho15 anos. Quero trabalha ?

  15. jaqueline dos santos disse:

    oiiiiiiiiii meu nome é jaqueline eu gostaria muito de um emprego que deus toque no coração de vcs e eu possar trabalharbjss fique com deus.

  16. GRAZIELA disse:

    QUERO UM EMPREGO ;(

  17. FATIMA FAVARO PAIVA disse:

    TENHO 15 ANOS E JA TRABALHO ,MAIS GOSTARIA DE FAZER CIEE COMO ME INSCREVER?

  18. FATIMA FAVARO PAIVA disse:

    Bom dia .

    tenho 15 anos ,trabalho em uma assistência técnica ,mais não estou muito satisfeita por não ter certos benefícios ,gostaria de saber mais sobre o ciee por favor me mais informações ,e como me cadastrar ,pelo meu e-mail .

    desde já agradeço !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *