Menu

Educação

Atualizado em 28 de maio de 2012, às 14:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Ciee menor aprendiz 2012-2013: jovem aprendiz

O CIEE ajuda o jovem a obter qualificação e a ocupar vagas de emprego como aprendizes em grandes empresas.
454779 Ciee menor aprendiz 2012 2013 jovem aprendiz 1  Ciee menor aprendiz 2012 2013: jovem aprendizO CIEE oferece oportunidades para aprendizes.

O CIEE (Centro de Integração Escola e Empresa) mantém grandes parcerias com o objetivo de posicionar o jovem no mercado de trabalho. Através do seu programa de aprendiz, a instituição consegue criar oportunidades para os estudantes, facilitando o início de uma carreira.

Não é de hoje que os adolescentes e jovens enfrentam dificuldades para obter espaço no mercado devido à falta de experiência e qualificação. Entretanto, o programa Jovem Aprendiz está transformando esta realidade, incentivando a contratação de pessoal para a aprendizagem.

Ao atuar como intermediador das vagas, o CIEE procure respeitar os principais tópicos da lei da aprendizagem, como a jornada de trabalho de 4 a 6 horas, direito a todos os benefícios trabalhistas, remuneração justa e contrato com duração máxima de dois anos. As condições de aprendiz são voltadas para jovens de 14 a 24 anos.

Saiba mais: CIEE Estágios e oportunidades de emprego

Para participar do Programa Jovem Aprendiz é necessário preencher a ficha de inscrição junto a CIEE do seu estado. O número de oportunidades se mostra abrangente, já que as empresas estão sendo obrigadas a disponibilizar de 5% a 15% das suas vagas aos aprendizes. Ao terminar o contrato de dois anos, o jovem profissional também recebe um certificado de qualificação, que será decisivo para comprovar a sua experiência e conseguir outra vaga no mercado de trabalho.

Aprendiz Legal 2012-2013

454779 Ciee menor aprendiz 2012 2013 jovem aprendiz  Ciee menor aprendiz 2012 2013: jovem aprendizO Aprendiz Legal facilita o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

O CIEE, juntamente com a Fundação Roberto Marinho, promove o Aprendiz Legal, um programa que visa preparar e inserir jovens no mercado de trabalho. Esta iniciativa costuma dar preferência aos jovens de baixa renda e que estão cursando o Ensino Fundamental ou Médio em uma escola da rede pública.

O jovem que passa pelo Aprendiz Legal desenvolve várias competências, como a capacidade de trabalhar em equipe e a responsabilidade para lidar com as suas tarefas. Os gestores da empresa e da instituição formadora procuram avaliar se o jovem está desenvolvendo suas habilidades e progredindo.

454779 Ciee menor aprendiz 2012 2013 jovem aprendiz 2  Ciee menor aprendiz 2012 2013: jovem aprendizAs empresas que participam da iniciativa devem seguir a risca a lei da aprendizagem.

O CIEE é responsável por fazer o recrutamento dos aprendizes, além de capacitá-los através de uma metodologia que recebe apoio da Fundação Roberto Marinho. Entre os cursos disponíveis estão Auxiliar de Alimentação, Comércio e Varejo, Gestão Pública, Auxiliar de Produção, Logística, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Turismo e Telesserviços.

A empresa que se filia ao Aprendiz Legal deve matricular o jovem em algum curso da modalidade de aprendizagem, mas a instituição qualificadora requer autorização do Ministério do trabalho.

Veja também: Menor Aprendiz 2012 – vagas para jovens

Para disputar as vagas do CIEE menor aprendiz 2012-2013, faça o cadastro no site oficial.

Conteúdo avaliado com média: