Pensando em fazer curso superior no próximo ano? Fique atento ao calendário do SISU e FIES 2018, para aproveitar as vagas disponibilizadas em universidades públicas gratuitas e no sistema de financiamento para universidades privadas, respectivamente.

Calendário do SISU e FIES 2018 (Foto: Pixabay)
Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) substituiu o vestibular tradicional em muitas universidades federais e estaduais, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de novos alunos.
Também realizado pelo MEC, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa destinado a financiar mensalidades de cursos superiores em instituições da rede privada, com juros menores que os praticados pelo mercado.
O que este artigo aborda:
SISU 2018
Algumas das principais universidades públicas do país devem disponibilizar vagas no Sisu 2018, abrangendo cursos superiores gratuitos de várias áreas do conhecimento, para quem participou do Enem 2017 e não zerou a redação.
Assim como em anos anteriores, o programa de seleção de novos alunos nas universidades e institutos federais participantes deverá ter duas edições em 2018, uma no início de cada semestre. O número de vagas não está definido até o momento.

Página de inscrição do Sisu (Foto: Reprodução MEC)
Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de graduações, e o sistema seleciona os aprovados conforme a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção (uma dica interessante é conferir as notas de corte do Sisu em edições anteriores).
O calendário do Sisu 2018 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas caso seja seguido o sistema de outros anos, as inscrições para o primeiro semestre devem ser abertas entre o final de janeiro e o início de fevereiro e os cadastros do segundo semestre disponibilizados entre os meses de junho e julho.
FIES 2018
Já o Fies 2018 vai apresentar algumas novidades, passando a oferecer três tipos de financiamentos:
- Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (sem cobrança de juros)
- Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos, que residam nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte (juros de 2,5% a 3%)
- Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos, cujos contratos serão regidos por bancos privados.
Entre as novas regras do Fies 2018, também está o fim da carência de 18 meses para começar a pagar o financiamento e a possibilidade de optar pelo desconto das parcelas em folha de pagamento (até o limite de 20% da renda do formando). Conforme o MEC, serão oferecidas 310 mil vagas para contratos do Novo Fies 2018.

Página de inscrição do Fies (Foto: Reprodução MEC)
Inscrições SISU e FIES 2018
Para quem vai disputar uma vaga no ensino superior público e gratuito, as inscrições para o Sisu 2018 serão recebidas por meio do site oficial do programa, http://sisu.mec.gov.br/, em datas que ainda serão definidas. Na página, há outras informações a respeito do processo de seleção.
No caso dos universitários que buscam o financiamento para pagar a faculdade, as inscrições Fies 2018 poderão ser efetuadas por meio do site http://fiesselecao.mec.gov.br/, que traz as informações complementares sobre o programa.
Como o calendário SISU e FIES 2018 ainda não saiu, os interessados em participar dos programas devem ficar atentos às novidades divulgadas nos sites de cada projeto.