Calendário do SISU e FIES 2018

PUBLICIDADE

Pensando em fazer curso superior no próximo ano? Fique atento ao calendário do SISU e FIES 2018, para aproveitar as vagas disponibilizadas em universidades públicas gratuitas e no sistema de financiamento para universidades privadas, respectivamente.

Calendário do SISU e FIES 2018
Calendário do SISU e FIES 2018 (Foto: Pixabay)

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) substituiu o vestibular tradicional em muitas universidades federais e estaduais, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de novos alunos.

Também realizado pelo MEC, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa destinado a financiar mensalidades de cursos superiores em instituições da rede privada, com juros menores que os praticados pelo mercado.

PUBLICIDADE

SISU 2018

Algumas das principais universidades públicas do país devem disponibilizar vagas no Sisu 2018, abrangendo cursos superiores gratuitos de várias áreas do conhecimento, para quem participou do Enem 2017 e não zerou a redação.

Assim como em anos anteriores, o programa de seleção de novos alunos nas universidades e institutos federais participantes deverá ter duas edições em 2018, uma no início de cada semestre. O número de vagas não está definido até o momento.

Calendário do SISU e FIES 2018
Página de inscrição do Sisu (Foto: Reprodução MEC)

Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de graduações, e o sistema seleciona os aprovados conforme a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção (uma dica interessante é conferir as notas de corte do Sisu em edições anteriores).

O calendário do Sisu 2018 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas caso seja seguido o sistema de outros anos, as inscrições para o primeiro semestre devem ser abertas entre o final de janeiro e o início de fevereiro e os cadastros do segundo semestre disponibilizados entre os meses de junho e julho.

PUBLICIDADE

FIES 2018

Já o Fies 2018 vai apresentar algumas novidades, passando a oferecer três tipos de financiamentos:

  • Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (sem cobrança de juros)
  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos, que residam nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte (juros de 2,5% a 3%)
  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos, cujos contratos serão regidos por bancos privados.

Entre as novas regras do Fies 2018, também está o fim da carência de 18 meses para começar a pagar o financiamento e a possibilidade de optar pelo desconto das parcelas em folha de pagamento (até o limite de 20% da renda do formando). Conforme o MEC, serão oferecidas 310 mil vagas para contratos do Novo Fies 2018.

Calendário do SISU e FIES 2018
Página de inscrição do Fies (Foto: Reprodução MEC)

Inscrições SISU e FIES 2018

Para quem vai disputar uma vaga no ensino superior público e gratuito, as inscrições para o Sisu 2018 serão recebidas por meio do site oficial do programa, http://sisu.mec.gov.br/, em datas que ainda serão definidas. Na página, há outras informações a respeito do processo de seleção.

No caso dos universitários que buscam o financiamento para pagar a faculdade, as inscrições Fies 2018 poderão ser efetuadas por meio do site http://fiesselecao.mec.gov.br/, que traz as informações complementares sobre o programa.

Como o calendário SISU e FIES 2018 ainda não saiu, os interessados em participar dos programas devem ficar atentos às novidades divulgadas nos sites de cada projeto.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.