Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC

Durante a leitura de trabalhos acadêmicos e artigos científicos, é comum encontrarmos diversas abreviações nas citações, referências bibliográficas e notas de rodapé. Uma delas,…

Por Andre em 10/11/2017

Durante a leitura de trabalhos acadêmicos e artigos científicos, é comum encontrarmos diversas abreviações nas citações, referências bibliográficas e notas de rodapé. Uma delas, e que mais levanta dúvidas a respeito das normas de utilização, é a apud ABNT.

Apud ABNT

Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC (Foto: Pixabay)

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela padronização técnica das produções feitas no país, contribuindo para a total compreensão e identificação desses trabalhos.

Bastante conhecidas dos alunos de cursos superiores e pós-graduação, as normas da ABNT não são unanimidade entre os estudantes, mas como são utilizadas, por padrão, em monografias, produção de teses e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entre outras produções acadêmicas, é preciso aprender a dominar essas regras.

☰ CONTEÚDO

O que é o apud

Originária do latim, a palavra “apud” significa “citado por”. Na metodologia dos trabalhos acadêmicos e da ABNT, a expressão é utilizada na chamada de uma referência bibliográfica, para indicar uma citação da citação.

Apud ABNT

A citação da citação é um recurso não muito recomendável (Foto: Pixabay)

Ou seja, se você está lendo uma determinada obra para produzir o seu trabalho, encontra um trecho interessante de uma fonte externa nela e percebe que esse trecho pode ser usado na sua produção, é quando se faz necessário o uso do apud.

Utilizando tal recurso, você mostra ao seu leitor que você não acessou diretamente aquela fonte citada, mas sim o texto de outro autor que usou a citação considerada interessante por você.

Regras para usar apud em produções acadêmicas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define critérios específicos para a utilização do apud. Dessa forma, as regras da ABNT para apud são as mesmas para os casos de citação direta e citação indireta – basta acrescentar a expressão latina entre parênteses.

Apesar dos benefícios que a citação por intermédio pode trazer para o seu texto, é recomendável utilizar o apud com cautela, pois há o risco de que você interprete a fala original de maneira errônea, além da possibilidade de haver erros na transcrição do parágrafo por parte do outro autor.

A melhor dica é só usar a citação da citação em situações nas quais você não teve acesso ao livro ou documento original, devido ao fato de ele ser raro ou estar indisponível, mas acabou encontrando outro autor que teve a obra em mãos e fez uma citação muito importante para você utilizar em seu trabalho.

Caso contrário, corra atrás da obra original em bibliotecas, sebos ou na internet, e leia-a diretamente para citá-la em sua produção, evitando usar fontes de segunda mão.

Apud ABNT

Exemplos de uso do apud (Foto: Reprodução internet)

Como utilizar apud no TCC

Para ajudar a entender o uso do apud ABNT, vamos considerar o seguinte exemplo fictício. Suponhamos que você está lendo o livro de Marcelo Oliveira, publicado em 2000, e encontra, na página 20, o seguinte trecho: Segundo Mendonça (1990, p. 61), “O universo surgiu a partir de uma grande explosão.”.

Você acredita que a informação é relevante para a sua produção e deseja utilizá-la, mas não consultou diretamente o artigo de Mendonça. Nesse caso, a citação por intermédio deverá ser utilizada assim em seu texto:

“O universo surgiu a partir de uma grande explosão.” (MENDONÇA, 1990, apud OLIVEIRA, 2000, p. 20).

E nas referências bibliográficas, é necessário citar apenas a obra de Oliveira, uma vez que ela foi a fonte consultada para a produção do seu texto.

Top