Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Vagas Estágio e Trainee> Programa Menor Aprendiz 2018 Vagas de Emprego Para Jovens

Programa Menor Aprendiz 2018 Vagas de Emprego Para Jovens

Por Isah

O programa Menor Aprendiz 2018 é a melhor forma de inclusão de jovens no mercado de trabalho. A idéia tem dado certo nos últimos anos ajudado a empregar estudantes que ainda não possuem experiência em algum segmento profissional. Ao se tornar um menor aprendiz, o jovem desenvolve suas competências, recebe remuneração pelos seus serviços e melhora o seu currículo.

Programa Menor Aprendiz 2018
Programa Menor Aprendiz 2018 Vagas de Emprego Para Jovens

Programa Menor Aprendiz 2018

Várias empresas brasileiras estão se aliando a iniciativa do programa Menor Aprendiz, isso porque o Governo costuma recompensar as oportunidades concedidas com a amortização de impostos ou outro beneficio. Aderir ao Menor Aprendiz é algo totalmente favorável para a empresa, já que ela pode vir a descobrir talentos e contribuir com a formação de um grande profissional.

As áreas que disponibilizam vagas para o menor aprendiz se apresentam diversificadas, mas todas costumam conceder bons índices de experiência. Desse modelo, o jovem pode trabalhar no departamento administrativo, recursos humanos, produção, financeiro, marketing, entre muitos outros.

Como participar do Menor Aprendiz

O Menor Aprendiz 2018 seguirá os mesmos critérios das edições anteriores, empregando jovens entre 14 a 24 anos que estão procurando uma forma de se posicionar no mercado. O contrato elaborado pela empresa precisa estar de acordo com a iniciativa do primeiro emprego, proposta pelo Governo para facilitar a primeira experiência profissional. Seguir as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também é um ponto importante.

O empregador deve elaborar um contrato especial para o menor aprendiz, levando em conta uma jornada de trabalho de 6 horas compatível com os estudos.  Além de literalmente trabalhar na empresa na qual é contratado, o aprendiz também precisa contar com oportunidades de aprendizagem para ter de fato uma formação técnico-profissional.

As empresas que trabalham com o sistema de inclusão de jovens no mercado de trabalho costumam optar pela contratação dos alunos do SENAI, SENAC, SESI e outras instituições de ensino profissionalizante. Os empregadores precisam se adequar as normas do programa, tanto na forma de remuneração como na concessão de férias.

Leia também:

Documentos necessários para o Menor Aprendiz

  • Ter idade entre 14 e 24 anos
  • Estar matriculado e freqüentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de ensino.

Entre as organizações que contratam menores aprendizes todos os anos, vale à pena mencionar a Editora Abril, Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal, entre muitas outras. Os candidatos as vagas precisam passar por processo seletivo que costuma ser bem concorrido para conseguir dois anos de contratação na condição de aprendiz.

Direitos do Menor Aprendiz

Trabalhar como aprendiz é algo positivo para o jovem porque, além de receber um salário justo, ele também adquire um certificado da sua condição de aprendizagem. O Centro de Integração Escola e Empresa (CIEE) costuma trabalhar como intermediário na contratação de jovens aprendizes, por isso os interessados em conseguir o primeiro emprego devem cadastrar o currículo em uma das unidades do centro ou mesmo pela internet.

Veja abaixo quais os direitos que um menor aprendiz tem:

  • Salário
  • Férias
  • 13º salário
  • FGTS
  • Vale transporte
  • Repouso semanal remunerado
  • Certificado de qualificação profissional

O Menor aprendiz tem tanto direito como um trabalhador formal da empresa. Esses direitos são assegurados em lei e devem ser cumpridos à risca. Caso haja algum problema dentro da empresa com algum descumprimento, o menor ou responsável pode acionar a justiça do trabalho ou o programa ao qual está sendo feita a intermediação do emprego, como CIEE por exemplo.

Informações sobre o Menor Aprendiz

As inscrições para Menor Aprendiz 2018 serão abertas ao longo de todo o ano, com os contratos firmados até 2018 ou 2019, dependendo do início das atividades profissionais. Os jovens devem ficar atentos aos períodos para se inscrever e participar dos processos seletivos, caso o empregador adote esse critério de triagem de candidatos.

Em todo caso, vá até o CIEE de sua cidade ou acesse o site do CIEE: www.ciee.org.br e faça o cadastro. Dependo do seu perfil, não demora muito tempo para ser chamado numa entrevista ou numa prova de seleção. Lembrando que os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ocupam boas vagas no programa e ao término no contrato podem ser efetivados nas empresas onde trabalharam como aprendizes.

O CIEE possui o maior banco de dados cadastrais de estudantes do Brasil, com um sistema de busca e triagem, o mesmo seleciona de forma eficaz os jovens interessados em conquistar uma oportunidade.

Recomendado para você
Comentários
  1. fernando disse:

    tenho 14 anos quero trabalhar topo qualquer coisa

  2. ester santos da silva disse:

    quero ter uma renda para ajudar minha mae

  3. Larissa Fernandes Lopes disse:

    Olá meu nome é Larissa fernandes, tenho 16 anos ; estou no momento em busca de uma oportunidade de emprego, venho candidadatar- me a vaga dispónivel em sua empresa, onde tenho a certeza de que terei todas as condições de desenvolver um serviço eficiente, expondo minhas idéias e objetivos na expectativa de um retorno positivo, agradeço desde já sua atenção.

  4. Paula disse:

    Quero saber se posso fazer a prova da fundação nokia Manaus,tenho 14 anos e estou no 8ºano do ensino fundamental(Sou atrasada um ano).Por Favor responda esta mensagem pois quero logo o meu primeiro emprego!!

  5. MTJac disse:

    Paula, de acordo com o texto: O Menor Aprendiz 2012 seguirá os mesmos critérios das edições anteriores, empregando jovens entre 14 a 24 anos que estão procurando uma forma de se posicionar no mercado. O contrato elaborado pela empresa precisa estar de acordo com a iniciativa do primeiro emprego, proposta pelo Governo para facilitar a primeira experiência profissional. Seguir as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também é um ponto importante.

  6. andrelly disse:

    menor aprediz

  7. stephanie rayanne soares de jesus disse:

    É estou procura de um emprego…. espero q mandei respostas obrigado… numero do meu celular: 88382883
    tenho 13 anos!

  8. Rita de Cássia disse:

    Oi , Estou procurando emprego .
    Moro em Brasilia – DF , estudo , tenho 15 anos e tenho curso de informática completo !

  9. andra paula disse:

    oi eu tenho 15 anos, estou a procura de uma emprego,si tiver uma vaga ! eu sou de campinha campo bello
    espero noticias……
    obrigada!!!!

  10. MTJac disse:

    Andra, siga as instruções do texto e boa sorte!

  11. thiago silva de almeida disse:

    tudo bem o meu nome é thiago tenho 15 anos moro em cuiabá mt e desejo muito trabalhar e espero q vcs me escolhe

  12. jacqueline farias disse:

    tenho 14 anos e quero me increver no estágio da caixa economica fe deral da paraíba o que fazer!!! agradeço desde já!!!!!

  13. MTJac disse:

    jacqueline, para se inscrever tem que seguir as dicas que estão no texto.

  14. Renan Ray Gama disse:

    Meu Nome é Renan Ray Gama.Tenho 14 Anos Moro em Sao Paulo-SP
    Estou a procura de emprego.Espero que Mandem alguma noticía

  15. Caio César disse:

    Oi, eu sou o Caio, tenho 13 anos, tenho muita força de vontade,sou competente, e muito talentoso na arte de desenho, musica e outras coisas!Queria saber como arrumar um emprego!

  16. GUSTAVO MEDEIROS LEITE disse:

    DESCULPE-ME OUVE UM ERRO DE DIGITALIZAÇÃO EU TENHO 15 ANOS

  17. Lucas Silva Queiroz disse:

    estou a procura do meu primeiro emprego ,gostaria de ser chamado para concluir alguma vaga que esteja disponivel ,espero uma resposta obrigada

  18. henrique silva queiroz disse:

    ola me chamo henrique estou desempregado e gostaria de ser chamado para trabalhar espero uma resposta agradeço desde ja muito obrigada

  19. Matheus Soares Santos. disse:

    Menor aprendiz.

  20. cabunda disse:

    eu quero trabalha mais rapidopossivel

  21. Patrícia dos Santos Pereira disse:

    Gostei muito desse site, pois estou procurando meu primeiro emprego, tenho 15 anos, moro em Hortolândia.

  22. FERNANDA disse:

    ADORARIA FAZER PARTE DE SUA EQUIPE
    TENHO CURSO
    DE ENGLES BASICO(ESTOU CONCLUINDO AINDA)
    EMODIALISE
    PRIMEROS SOCORROS
    INFORMATICA

  23. vanessa disse:

    quero um emprego

  24. jonatha sousa de santana disse:

    estou a procura do meu primeiro emprego fazendo parte do menor aprediz . so tem 13 anos

  25. maria luiza disse:

    eu que trabalhar no banco do brasil

  26. kamila dos santos miranda disse:

    olá!
    Me chamo kamila ,tenho17 anos !
    estou em busca do meu primeiro emprego,tenho cursos na área recepsionista,telefonista,marketing,técnica de vendas, auxiliar administrativo,derpatamento pessoal, secretariado e arte da comunicação e estou concluindo meu curso de administração( cebrac).
    estudo a noite ,ensino médio !
    estou disponivel,pois sei que minha força de vontade vai muito além !

  27. Lucas Matheus de Araujo Nunes disse:

    Meu nome é Lucas estou atras de um emprego de Menor Aprendiz, moro em Macapá/AP tenho 16 anos e cursos pelo Senac Macapá/AP e gostaria muito de trabalha novamente, tenho cursos básicos em Relações Interpessoais e Atendimento ao Cliente, Matemática Comercial e Financeira, Libras: Alfabetização, Comunicação e Expressão, Francês Instrumental, Informatica Básica, Administração e Recursos Humanos, Serviços de Compras e Almoxarifado, Estrutura e Organização dos Serviços Administrativos e Comerciais.

  28. caio disse:

    eu qero trabalha moro em maceio

  29. vinicius disse:

    meu nome é vinicius, tenho 14 anos moro palhoça,sc pretendo trabalha no menor aprendiz, pra ajuda a minha familha e ter um bom futuro na minha vida.

  30. Leonardo Felipe disse:

    Preciso de um emprego o mais rápido por sivel fasso curso de hardware. Tenho 15 anos e estou a procura de um emprego.

  31. keeeila disse:

    Estou a rocura de meu primeiro emprego, Maas meu CPF ainda não esta pronto. O Que faço?

  32. ALAN ALMEIDA DOS SANTOS CUNHA disse:

    OLA EU ME CHAMO ALAN TENHO 15 ANOS E ESTOU A PROCURA DO PRIMEIRO EMPREGO MORO NO RIO DE JANEIRO E SE ALGUMA EMPRESA SE ENTERESSAR EU ESTOU DISPONIVEL MUITO OBRIGADO

  33. gessica louzada santos disse:

    oiii, meu nome é Géssica Louzada estou procurando um emprego de menor aprendiz, eu nao morro na rua mas estou procurando um emprego em cachoeiro de itapemirim no ES…
    se vcs me ajudarem ficarei muito agradecida q deus abençoe vcs…

  34. wellington disse:

    Oi tenho 13. Anos vou faze 14 em setembro e estou a procura de um emprego

  35. wellington disse:

    Oi meu nome wellington tenho 13 anos e estou a procura do. Meu preimeiro emprego .moro em curitiba pr.

  36. bianca santos f da anunciaçao disse:

    oie estou a procura do primeiro serviço e contoo com voces que possa me ajudar da mesma forma que eu posso ajudar voce muitoo obrigadoo vou fica esperando por voce

  37. solon disse:

    Estou a procura de um emprego, se for possivel montagem de computadores e configuraçoes e Outros… irá ser meu 1° emprego
    tenho 15 anos vou completar 16 em janeiro espero uma noticia de um emprego.

  38. weslley roque disse:

    Estou cursando a 8ª série (9° ano) do Ensino fundamental

  39. ariane paula rodrigues dos santos disse:

    eu tenho 15 anos e estou cursando o ensino fundamental i eu quero mt trabalhar estou nessecitandokkk quero ajudar minha familia

  40. leonardo correia nunes disse:

    primeiro emprego

  41. Charlles Barbosa Dias disse:

    estou em busca do meu primeiro emprego noticias só mandar pelo e-mail eu pensei em bancos lojas e etc onde tiver vaga tenho 14 anos

  42. Bruna carvalho disse:

    Oi eu me chamo Bruna tenho 17 anos, desde de já me interesse pelo menor aprendiz, preciso de uma base para concluir meu curso, gostaria muito de trabalhar no menor aprendiz, tenho bom diálogo, sou bem atenta e pessoa se alguém se interaça.

  43. Michael Sergio disse:

    Opa , tudo bem ? adorei vocês e espero trabalhar com vocês !

  44. nathalia maria disse:

    tenho 14 anos de idade e gostaria muito de trabalhar e com essa proposta jovem aprendiz é bem mais facíl tomara que eu conciga em nome de Jesus.

  45. Gabrielle disse:

    ola me chamo Gabrielle tenho 12 anos e queria muito um emprego poderi ser auxiliar de cozinha pois sei fazer varios doces trufas e etc…
    … acho esse progama muito injusto pois se e jovem aprendis pessoas com 12 anos podia tar incluido

  46. lorran disse:

    estou a procura de um imprego! tenho 14 anos

  47. erica souza pereira disse:

    nao vejo a hora de arrumar um emprego bom tomare que esse programa jovem cidadao faça alguma coisa ou talvez chame para fazer uma entrevista ou outra coisa porque nao aguento mais procurar serviço que preste, gosto de trabalhar com cabelo e gosto tambemde administraçao sou de sao paulo itapevi.

  48. Renan cristian disse:

    ola tenho 14 anos,estou aki pedindo um favor de vcs, q vcs possam ceder um enprego pra min, gosto muito de trabalhar ! obrig.

  49. luiz claudio mota junior disse:

    estou procurando meu primeiro emprego tenho 14 anos
    sou de carapicuiba são paulo
    e estou precisando muito de emprego

  50. helenilson disse:

    Olá meu nome é Helenilson tenho 14 anos vou vaze 15 anos em novembro e preciso muito trabalhar no menor aprendiz. sou de brasilia

  51. helenilson disse:

    olá meu nome é Helenilson tenho 14 anos preciso muito trabalhar no menor aprendiz conto com vcs desde já moro em Brasilia

  52. maike disse:

    olá meu nome é maike tenho 14 anos eu gotaria muito de trabalhar com vocês para ajudar minha mãe eu ficaria muito grato se voçes sederem esse enprego para mim foi um prazer muito origado maike

  53. maike disse:

    olá meu nome e maike muito prazer estou procurando um enprego tenho 14 anos ficaria muito grato por esse enprego moro em sbc

  54. sthefany disse:

    preciso trabalhar urgente por favor. não tenho nada para fazer em casa . quero trabalhar para ganhar meu proprio dinheirinho . brigado pela a atençao boa tarde para voces

  55. MTJac disse:

    Sthefany, basta seguir as sugestões do texto. Boa sorte!

  56. MTJac disse:

    Olá Charlies, acesse o site sugerido no texto e boa sorte!

    Att,

  57. williane pedroso disse:

    ola sou williane tenho 17 anos queria saber como que eu consigo
    meu primeiro emprego

  58. paloma disse:

    eu tenho 15 anos, tenho o ensino fundamental completo curso de informática completo e cursando um curso de ingles e photo shop
    eu preciso muito de um emprego

  59. Cleilson souza disse:

    Nunca trabalhei,estou apenas estudando,tenho apenas 15 anos,e quero vivenciar como que nossos pais batalham tanto pra nos sustentar e os filhos nao dao nenhum valor,mais eu quero fazer a diferença,quero ter meu proprio dinheiro e com meu proprio dinheiro poder ajudar nas despesas da minha casa,se vcs puderem mee ajudar serei bastante grato a voces.

  60. MTJac disse:

    Olá Cleilson, no texto damos as dicas detalhadas de como se inscrever.

    Boa sorte!

  61. MTJac disse:

    Olá Paloma, basta entrar no site que disponibilizamos no texto e ver se tem uma chance.

    Att,

  62. lorran disse:

    meu nome e lorran tenho 14 anos es situacão na minha casar não esta muito boa ja esta caser fautano comida pra jente aki e eu queria saber ser voceis me aranjara uma chanse de trabalhar comor menor aprendiz

  63. MTJac disse:

    Olá Lorran basta se inscerver, boa sorte!

  64. MTJac disse:

    Olá Lucas, tente se inscrever.

    Boa sorte!

  65. MTJac disse:

    Olá Keila, espere seus documentos serem normalizados e depois faça a sua inscrição.

    Att,

  66. MTJac disse:

    Olá Alan, basta se inscrever seguindo as sugestões que estão no texto,

    Boa sorte!

  67. Pamela disse:

    Ola estou a procura do meu primeiro emprego tenho 14 anos!! e si possivel em goiania gostaria que alguem me ajudasse!!

  68. MTJac disse:

    Olá Gessica, basta se inscrever, seguindo as sugestões que estão no texto.

    Att,

  69. joice ramos disse:

    estou a procura de um emprego, tenho 16 ano, sou de sao jose dos campos,ira ser meu 1 empregp obrigado….

  70. nathaly nunes disse:

    oii meu nome é nathaly tenho 13 anos faço cursoo no cedaspy curso para mercadoo de trabalhoo e precisoo muito de um empregoo sei mexer no computadorr super bem pq eu ja fiz muitos cursos de computação sou de londrina meu facebook é nathaly nunes se vcs quiserem verificar alguma coisaa.é isso aii pessoall …esperoo ter algumaa noticiia se nao eu tento mais uma vez neh …tchauu

  71. Luanna Beatriz disse:

    Tenho 17 anos estou cursando o ensino meu e tenho curso de informatica, línguas estrangeiras, no momentos estou cursando Gestão Empresarial, se alguém precisa de uma auxiliar administrativo estou a disposição .

  72. Mikaely fernandes cortez disse:

    Gostaria muito e trabalhar sedo pra me se qualificar mais no mercado…

  73. kefren disse:

    tenho curso de informatica e etc

  74. Rayanne Cristina Brandão de Souza disse:

    Olá,
    Moro em Nova Iguaçu e procuro o meu primeiro emprego, gostaria de saber como faço para me escrever em uma vaga.
    Att,
    Rayanne.

  75. gulherme disse:

    eu tenho 14 anos e queria trabalhar mais com a minha idade nao tem como

  76. marcos bispo disse:

    otimo e bem eficiente nota 10

  77. MTJac disse:

    Olá Rayanne,

    Basta seguir as orientações que adicionamos no texto.

    Boa sorte!

  78. raissa disse:

    ola tenho 18 ano eu estou em busca de um emprego.tanto para trabalha como ganha meu certificado.gostaria muito de participar do ciee.quando a brir novas vagas vocês tem como mim avisa .

  79. wellerson cleiton disse:

    quero um emprego se alguem conseguir agradeço muiito tenho 16 anos moro em duque de caxias rj

  80. MTJac disse:

    Olá Raissa,

    Aconselhamos que você siga as orientações que estão no texto para cadastrar currículo na empresa, ou adquirir maiores informações.

    Att,

  81. MTJac disse:

    Olá Wellerson,

    Basta seguir as dicas que citamos no texto acima.

    Att,

  82. gabriela marques da silva disse:

    estou a procura de um emprego ,tenho 16anos.moro em porto alegre se for possiver turno ta manha …pode ser qualquem emprego no momento

  83. MTJac disse:

    Olá Gabriela,

    Aconselhamos que você siga as orientações que estão no texto para cadastrar currículo na empresa, ou adquirir maiores informações.

    Att,

  84. Raissa Santana Santos disse:

    muito explicativo

  85. elayne kellin disse:

    e uma grande oportunidade para mim

  86. David Macley disse:

    Olá
    Meu nome é David Macley , tenho 15 anos e moro em são paulo
    queria saber como eu faço para ter uma oportunidade de primeiro trabalho muito obrigado por enquanto
    Atenciosamente
    David .M

  87. MTJac disse:

    Olá David,

    Para mais informações sobre as vagas basta seguir as dicas que estão no texto.

    Att,

  88. fellipe disse:

    pretendo desempenhar bem as responsabilidades a mim designada com êxito e aptidão.

  89. Kaori disse:

    Pode fazer o menor aprendiz no ano em que se faz 14 anos ou já tem que ter 14?

  90. elen disse:

    Estou a procura do meu primeiro emprego nunca trabalhei e estou desposta a trabalhar e gostaria de uma oportunidade estou desposta

  91. claudio vinicius disse:

    quero ser um jovem aprendis

  92. Giulia Teixeira da Silva disse:

    Gostaria de receber e-mails com datas de inscrições para participar de programas de Jovens Aprendizes, é possivel?

  93. larissa de frança disse:

    quero um emprego de menor aprendiz é o meu sonho

  94. pollyana disse:

    oi boa tarde . estou a procura de trabalho nao e meu primeiro
    emprego . tenho 17 anos estudo no primeiro ano .. meu tele de contato
    e 653649558 falar com pollyana espero ter uma oportunidade
    fico aguardando . obrigada

  95. Karla disse:

    Pollyana dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

  96. Gabrielle Silva disse:

    Eu quero me inscrever, como faço? Pois preciso ajudar a minha mãe com minhas irmãs, me ajudem porfavooor preciso de trabalhar!

  97. marciello disse:

    ola gostaria de receber informaçoes de quando começara as inscriçoes do menor aprendiz

  98. helem rodrigues fragoso disse:

    ola tudo bem, gostaria imensamente de saber com faço para proporcionar aos jovens do meu município a oportunidade de estarem se participando no menor aprendiz. Meu nome e helem sou assistente social deste município Babaçulandia TO. Muito obrigado fico esperando resposta.

  99. Daniele de Sá Carvalho disse:

    aprendo rapido

  100. crislayne coelho da silva disse:

    estou precisado de um trabalho urgente
    para ajuda minha familia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *