Viagem internacional: como evitar problemas

O sonho de viajar ao exterior tem sido realizado por milhares de brasileiros, que devido ao crescimento da renda média nacional e ao fortalecimento…

O sonho de viajar ao exterior tem sido realizado por milhares de brasileiros, que devido ao crescimento da renda média nacional e ao fortalecimento da nossa economia, cada vez mais escolhem destinos internacionais para as suas viagens de férias ou para comemorações especiais.

Para que a viagem internacional seja perfeita e você não tenha maiores problemas, é necessário planejar-se com antecedência e ficar atento a vários detalhes. O primeiro deles é em relação aos documentos, pois sem eles você nem consegue sair do Brasil.

No caso de embarcar a turismo para países do Mercosul, não é necessário apresentar visto ou passaporte, mas será cobrada a apresentação da carteira de idade original e recente (menos de 10 anos de emissão), lembrando que as carteiras de motorista não são aceitas. Portanto, o primeiro passo é atualizar o seu RG, caso ele seja um pouco antigo.

Leia com atenção: Países que não exigem visto para brasileiros

Passaporte, vistos e vacinação

Já para as viagens que exigem a apresentação do passaporte, você deve solicitá-lo na Polícia Federal com bastante antecedência, pois o processo de emissão pode demorar. Para quem já o possui, fique atento à data de expiração, pois é exigida uma validade mínima de seis meses, em relação ao dia do embarque.

Como alguns países exigem visto de entrada (é o caso dos EUA, por exemplo), é importante também fazer a solicitação com antecedência. Para saber se o país para o qual vai viajar exige visto e quais os procedimentos para a solicitação, entre em contato com o consulado ou a embaixada do país (contatos estão disponíveis no site do Itamaraty).

Não se esqueça também de verificar se há a exigência de vacinação para a entrada no país, informação que pode ser obtida no site da Anvisa.

Leia Também:  Plantas que dão energia e fortalecem o corpo

Bagagem em viagens internacionais

Com relação às bagagens, há várias regras, que incluem a proibição de transportar, na bagagem de mão, objetos cortantes e perfurantes, substâncias químicas e tóxicas, armas de fogo e outros tipos de objetos. Há ainda importantes restrições para o transporte de líquidos, que devem ser seguidas à risca.

Veja a lista: Saiba o que é proibido na bagagem de mão

Nessa cartilha disponibilizada pelo site da Anac, há todos os detalhes sobre as bagagens.

Compras no exterior

Geralmente, quem viaja ao exterior sempre traz algumas lembranças e presentinhos dos lugares em que esteve. Mas para evitar problemas, é importante saber que o limite de compras no exterior é de US$ 500. Se ultrapassar essa quantia, é cobrado 50% de imposto sobre o valor excedido. Há ainda algumas outras restrições (confira as regras no site da Receita Federal).

Muito útil: Aplicativo Viajantes no Exterior Receita Federal

Além disso, tome cuidado com os gastos no cartão de crédito, pois há a incidência de várias taxas, fazendo com que a fatura venha bastante salgada. Os cartões pré-pagos podem ser uma boa opção para as compras no exterior.

Top