Como melhorar o relacionamento com os pais

Por mais jovens que os seus pais sejam, eles sempre te tratarão como criança, pois é assim que eles o veem. Porém, você não…

Por Editorial MDT em 15/02/2012

Para ter um bom relacionamento com os seus pais, dialogue bastante com eles. (Foto: Divulgação)

Por mais jovens que os seus pais sejam, eles sempre te tratarão como criança, pois é assim que eles o veem. Porém, você não pode criticá-los por isso, já que eles te geraram e te criaram com tanto cuidado e dedicação. E uma coisa é certa: tudo o que eles fizeram e você não gostou, foi por amor e por acharem que era o correto. Por isso, saiba como melhorar o relacionamento com os seus pais.

Antes de tudo, pense bem e reflita sobre todos os atos dos seus pais que lhe magoam ou lhe magoaram e faça uma lista com eles. Então, pense sobre cada um deles e tente imaginar porque eles o fizeram. Se você não encontrar uma resposta coerente, marque esse item na sua lista.

Agora, é hora de chamar os seus pais para terem uma conversa entre adultos. Diga-lhes que você não pretende brigar, mas que quer esclarecer vários pontos da sua vida. Para tanto, fale sobre cada item da sua lista que ficou sem resposta e peça para que eles esclareçam as suas dúvidas. Com certeza, eles nem sabiam que te magoaram tanto e tentarão se redimir.

Em uma conversa séria com os seus pais, pontue tudo o que é incompreensível para você. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, se os seus pais são autoritários e lhe obrigam a fazer o que você não quer, seja firme e diga-lhes que não foi isso que você escolheu para a sua vida. Porém, tenha argumentos fortes, embasados e seguros para que eles não tenham como contrariar. Diga que já é grande o suficiente para decidir o que é melhor para você e que quer apenas ser feliz.

Os seus pais podem ser jovens, mas os conflitos de gerações serão constantes. Eles sempre dirão que na época deles não era assim, que tudo era diferente, melhor e mais bonito. Nesse caso, diga que o mundo mudou e que as pessoas têm pensamentos diferentes. Aos poucos, tente inserir os seus pais no seu mundo, mostrando-lhes o que você gosta, mas não os force a gostar, pois são culturas diferentes.

O conflito de gerações é uma das principais causas de brigas entre pais e filhos. (Foto: Divulgação)

Às vezes, os seus pais podem ser ausentes, mas isso não é culpa deles. Entenda que, para sustentar os filhos, a casa e o nível de vida de vocês é preciso trabalhar, e muito. Por isso, o que eles estão fazendo é para o seu bem, e não porque eles não lhe amam. Contudo, se você estiver se sentindo carente, aproxime-se dos seus pais, deitando a cabeça no colo deles que imediatamente eles sentirão que você precisa de carinho.

Tudo o que os pais fazem é para o bem dos seus filhos. No entanto, isso não impede que eles errem na criação deles. Portanto, o diálogo é sempre necessário entre pais e filhos para que essa relação fique cada vez melhor.

 

 

 

 

Top