Saiba o que é proibido na bagagem de mão

Para não ser pego de surpresa e ter problemas nos aeroportos, é importante saber o que você pode e o que não pode levar…

Por Andre em 06/11/2012

Para não ser pego de surpresa e ter problemas nos aeroportos, é importante saber o que você pode e o que não pode levar na bagagem de mão, conhecendo as regras definidas pelas companhias aéreas, aeroportos e Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), visando a segurança dos passageiros.

Nos voos nacionais, a bagagem de mão deve ter, no máximo, 115 cm (somando altura, largura e comprimento) e pesar até 5 kg, de forma que possa ser colocada nos compartimentos acima da poltrona ou embaixo do assento do avião, sem interferir no conforto e na segurança dos passageiros.

Já nos voos internacionais, o passageiro deve verificar com a companhia aérea qual é o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino. Se o sistema adotado for o de peça, a soma das medidas não pode ultrapassar 115 cm, enquanto no sistema de peso, cada empresa tem as suas próprias definições.

Para as viagens ao exterior: Declaração de bagagem – como funciona

Itens proibidos na bagagem de mão em voos nacionais

Os itens proibidos na bagagem de mão em voos nacionais incluem objetos cortantes ou perfurantes, como tesouras de unha, canivetes, facas e estiletes, além de ferramentas de trabalho (martelos, pé-de-cabra, furadeira, etc), substâncias químicas e tóxicas (cloro, alvejante, baterias).

Também é proibido levar na bagagem de mão substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários; pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparam projéteis; armas de choque elétrico; spray de pimenta; lanternas a gás; skate; armas usadas em artes marciais; chaves de fenda; tacos de golfe e beisebol; líquidos inflamáveis; e substâncias venenosas.

Como algumas companhias aéreas têm outras regras, é importante entrar em contato com a empresa antes da viagem, para saber o que você não pode levar.

Viajando pela primeira vez: Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de avião

O que é proibido na bagagem de mão em voos internacionais

No caso dos voos internacionais, a lista de proibições na bagagem de mão é semelhante à citada acima. Mas também é importante ficar atento às restrições para o transporte de líquidos, que se aplicam ainda aos passageiros de voos nacionais cujo embarque tenha sido feito em área destinada ao embarque internacional.

Conforme as regras, todos os líquidos devem ser conduzidos em frascos de no máximo 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente e vedada, com capacidade máxima de um litro, sem exceder as dimensões de 20 cm x 20 cm. As normas também se aplicam a substâncias em gel, creme, pasta, aerossol e similares.

Perfumes e bebidas adquiridos em Free Shops podem ser levados na bagagem de mão, desde que transportados em sacolas seladas e com a nota fiscal à mostra. Com relação aos medicamentos, é preciso apresentar a prescrição médica, enquanto os alimentos e remédios para bebês devem ser levados na quantidade certa para consumo.

Em caso de dúvidas, consulte as dicas do site da ANAC.

Top