Unhas no trabalho: dicas de esmalte

Mulheres não conseguem viver sem esmaltes e querem usar todas as cores e texturas disponíveis no mercado. Entretanto, sabe-se que nem todos os ambientes…

Por Editorial MDT em 06/03/2013

Mulheres não conseguem viver sem esmaltes e querem usar todas as cores e texturas disponíveis no mercado. Entretanto, sabe-se que nem todos os ambientes de trabalho são tolerantes, em relação à aparência de seus funcionários. Muitas vezes, uma nail art simples e delicada pode ser considerada inapropriada para uma corporação. O mesmo pode acontecer com cores. Por mais lindas e femininas que sejam, nem sempre caem bem em algumas empresas. O estilo das unhas no trabalho deve ser condizente com o tipo de vestimenta e a postura da mulher.

Renda e branco estão entre as cores suaves indicadas (Foto: Divulgação)

Quais cores de esmaltes não usar no trabalho

É claro que tudo depende de como é a empresa onde a mulher trabalha. Certos ambientes não estabelecem normas rígidas para a aparência feminina e até aceitam cores modernas e mais ousadas. No entanto, quando a empresa é mais séria e prima pela imagem de seus colaboradores, não é indicado se render, por exemplo, a uma cor vibrante, característica da estação. Tons diferentes, como azul, verde, amarelo, pink ou laranja não são bem vindos, especialmente se tiverem tonalidades chamativas. Brilhos com glitter e outros detalhes também esmaltes que não devem ser usados no trabalho que tenha o perfil sério. As restrições não se limitam apenas a ambientes corporativos. Profissionais autônomos também devem ter bom senso, ao trabalhar. Uma advogada, por exemplo, não deve usar um esmalte em tom vibrante, pois isso, de certa forma, acaba transmitindo uma imagem infantil aos seus clientes.

Tons de nude deixam as unhas discretas (Foto: Divulgação)

Dicas de esmaltes para o trabalho

Os melhores esmaltes para usar no trabalho são os tons neutros, que não chamam a atenção. Eles transmitem uma aparência de sobriedade, vaidade e, ao mesmo tempo, feminilidade à mulher. Dentre as cores mais suaves estão o nude (cor da pele), que fica bem em todos os locais. Algumas marcas o disponibilizam em tons mais escuros, que quase se assemelham a marrons, que também são cores bem vindas. O conhecidíssimo renda, que é uma variedade do branco, porém mais suave e natural, é sempre uma ótima pedida para o trabalho e está entre as cores prediletas das mulheres. O branco também é uma cor que, geralmente, não interfere negativamente na imagem feminina.

Tos escuros indicados para o trabalho (Foto: Divulgação)

Para mulheres que gostam de unhas mais escuras, também há lugar para elas no trabalho. Os vermelhos devem ser em tons mais fechados, como o vinho ou o sangue. Alguns ambientes também permitem esmalte cinza, em tonalidade mais sóbria. Marrons também são bem vindos, pois são versões mais escuras do nude. Para finalizar, algumas empresas aceitam a cor preta, que também é condizente com estações mais frias. Para qualquer cor, é importante optar pelas texturas cremosas, sem brilho algum.

Veja dicas para roupas: Roupas para usar no trabalho no verão

Aprenda a escolher vestidos: Vestido para ir ao trabalho: como escolher

Top