Truques para conseguir acordar cedo

As pessoas costumam sentir dificuldades para acordar cedo, afinal, a vontade de prolongar o tempo de descanso é sempre maior do que a disposição…

As pessoas costumam sentir dificuldades para acordar cedo, afinal, a vontade de prolongar o tempo de descanso é sempre maior do que a disposição para levantar e realizar as tarefas cotidianas. Entretanto, existem truques para conseguir acordar cedo e disposto.

Para algumas pessoas, acordar cedo é uma batalha diária. (Foto:Divulgação)

Acordar cedo é uma questão de hábito, por isso é importante adaptar a rotina e encontrar bons motivos para pular da cama nas primeiras horas da manhã. O sono e a preguiça serão os principais empecilhos, porém vale a pena superá-los para realizar o desejo de acordar cedo todos os dias sem prejudicar a qualidade de vida.

Saiba mais: Acordar cedo ajuda a emagrecer, diz pesquisa

Como acordar mais cedo – truques

Veja a seguir alguns truques que ajudam a acordar mais cedo e controlar o relógio biológico:

Alimentação
Antes de dormir, é importante evitar o consumo de alimentos pesados ou estimulantes. O cardápio das primeiras horas do dia também deve ser balanceado, então prepare um café da manhã nutritivo para estimular a produção de serotonina e regular o cortisol. Bem alimentado, o indivíduo tem condições de aproveitar a manhã e melhorar o humor.

Exercícios físicos
Praticar algum tipo de atividade física logo pela manhã faz bem para o corpo e para a mente. Desta forma, vale a pena realizar no mínimo uma caminhada de 30 minutos. Por outro lado, a ginástica deve ser evitada depois das 21h, pois ela deixa o organismo acelerado e pode comprometer o sono.

É importante adquirir o hábito de dormir mais cedo. (Foto:Divulgação)

Durma mais cedo
Quem deseja acordar cedo deve dormir cedo. O organismo precisa descansar cerca de 8 horas por dia, por isso o hábito de ir para a cama no horário certo pode diminuir a preguiça de pular da cama mais cedo no dia seguinte. É importante não se distrair com atividades noturnas, como computador, TV e videogame.

Leia Também:  Panqueca de carne gratinada

Abdique dos eletrônicos
Não é saudável dormir com a televisão e o computador ligados. Quando estes hábitos fazem parte da rotina, o indivíduo pode sentir dificuldades de pegar no sono e relaxar. Um quarto silencioso e escuro é o ambiente mais propício para conseguir descansar de verdade.

Aumente o volume do despertador e coloque-o longe da cama
Se o despertador estiver do outro lado do quarto, será necessário se levantar para desligá-lo e este é um bom truque para acordar no horário certo.

Invista em aplicativos
A maioria dos dorminhocos costuma apertar o botão soneca mais de dez vezes seguidas para prolongar o sono, porém isto pode ser evitado com alguns aplicativos de celular que ajudam a acordar cedo. O Wake or Pay, por exemplo, cobra moedas fictícias cada vez que o usuário opta pela soneca. Já o app Okite publica mensagens constrangedoras todas as vezes que a soneca é ativada.

Existem saídas criativas para acordar mais cedo. (Foto:Divulgação)

As vantagens de acordar cedo

Acordar mais cedo é uma batalha diária que até parece um sacrifício, porém o hábito pode fazer muito bem para a saúde do corpo e da mente. As pessoas que levantam da cama nas primeiras horas da manhã aproveitam mais o dia, realizam as refeições nos horários adequados e conseguem cumprir com mais facilidade os compromissos.

Veja também: Como ensinar a criança a acordar cedo

Top