Como ensinar a criança a acordar cedo

As férias escolares estão terminando e é hora de começar a refazer a rotina das crianças em casa para que elas não tenham dificuldades…

Por Editorial MDT em 17/01/2012

A rotina diária é essencial para que a criança aprenda a acordar cedo. (Foto: Divulgação)

As férias escolares estão terminando e é hora de começar a refazer a rotina das crianças em casa para que elas não tenham dificuldades para acordar cedo quando as aulas começarem. Então, saiba como ensinar a criança a acordar cedo e sem ficar estressada e cansada quando tiver que acordá-la para ir à escola.

O primeiro passo é estabelecer uma rotina diária para o seu filho. Ele tem que ter hora para comer, para brincar, para fazer as tarefas de casa, para assistir televisão, para tomar banho, para dormir e para acordar. Desse modo, ele saberá qual é o momento para cada atividade e não reclamará quando você mandá-lo para a cama, por exemplo.

O horário de sono é muito importante para uma criança. Sendo assim, calcule noites de 8 a 10 horas de descanso para o seu filho. Assim, ele acordará disposto e descansado no dia seguinte, sem fazer birra para sair da cama.

A criança precisa de 8 a 10 horas de sono por dia. (Foto: Divulgação)

Sempre converse com a criança sobre a importância e os benefícios da vida escolar, dizendo que ela aprenderá muitas coisas novas, conhecerá amiguinhos divertidos, tomará o lanchinho na hora do recreio e terá professores incríveis e que, para tanto, ela precisará estar bem descansada e atenta para absorver tudo o que lhe é ensinado. Então, ela terá que dormir cedo para acordar cedo todos os dias. Nos finais de semana, você poderá negociar com ela, deixando-a assistir televisão ou jogar vídeo game por mais tempo durante as noites, contanto que ela se comprometa a dormir no mesmo horário no domingo à noite.

Se os horários da criança não forem bem estabelecidos, ela produzirá pouco na escola. (Foto: Divulgação)

Coloque um despertador no quarto do seu filho, de preferência, um que faça barulhos engraçados. Deixe que ele toque e acorde a criança e só vá ver se ela acordou após algum tempo. Desse modo, ela criará responsabilidade e aprenderá a acordar cedo sozinha. Quando ela chegar na cozinha para tomar o café da manhã, dê-lhe um grande sorriso acompanhado de um beijo e um abraço, elogiando-a bastante por ter acordado sem a sua ajuda.

Para ensinar a criança a acordar cedo, é preciso saber impor uma rotina diária para que ela aprenda que há hora para tudo, principalmente para dormir e acordar. Assim, tanto a vida dela quanto a sua serão mais fáceis e tranquilas.

Top