Saiba mais sobre a doença do beijo

O beijo é considerado um dos pontos principais da relação afetiva humana, porém nem sempre é seguro essa forma de expressar carinho e afetividade.…

O beijo é considerado um dos pontos principais da relação afetiva humana, porém nem sempre é seguro essa forma de expressar carinho e afetividade. A doença do beijo ou mononucleose é uma doença viral que pode provocar sérios problemas na boca dos indivíduos. Saiba mais sobre a doença do beijo.

A mononucleose é transmitida através do beijo. (Foto: divulgação)

O que é doença do beijo

A mononucleose ou doença do beijo é uma infecção viral que causa febre, dor de garganta e inflamação nas glândulas linfáticas, principalmente do pescoço. Normalmente é transmitida pela saliva e através do contato íntimo. É conhecida como doença do beijo e acomete principalmente jovens entre 15 e 17 anos. Porém, a infecção pode acometer todas as idades.

A mononucleose está ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV), porém pode ser causada também por outros microorganismos como o citomegalovírus (CMV).  A transmissão pode ocorrer também em alguns casos raros pelo uso de copo ou talher, porém o beijo é a principal forma de transmissão.

Veja também doenças transmitidas pelo ar, quais são 

Sintomas da mononucleose

A mononucleose pode começar bem devagar com fadiga, dor de cabeça, mal-estar e dor de garganta. A dor de garganta vai piorando aos poucos. As amígdalas ficam inchadas e forma placa branca amarela. Os linfonodos do pescoço incham e ficam dolorosos.

Após a erupção rosa, semelhante ao sarampo, principalmente se você tomar remédios, os remédios como ampicilina ou amoxicilina para infecção de garganta. Sintomas:

  • Sonolência;
  • Febre;
  • Dores musculares ou rigidez;
  • Dor de garganta;
  • Perda de apetite;
  • Erupções;
  • Baço aumentado;
  • Linfonodos inchados.

    A doença do beijo pode causar dor de garganta. (Foto: divulgação)

Tratamento da doença do beijo

O objetivo do tratamento é diminuir os sintomas. Os medicamentos como esteróides e antivirais podem ajudar no tratamento. Para aliviar os sintomas siga algumas orientações:

  • Tome muita água;
  • Faça gargarejos com água morna e sal para aliviar a dor de garganta;
  • Tome paracetamol ou ibuprofeno para febre e dor;
  • Descanse bastante.
Leia Também:  Atitudes do dia a dia para proteger a pele do inverno

Como prevenir a mononucleose

As pessoas com mononucleose podem ser contagiosas enquanto houver sintomas e também por alguns meses depois. O tempo de contagio da pessoa pode variar. O vírus pode sobreviver durante várias horas do corpo. Evite beijar ou compartilhar os utensílios com um portador de mononucleose.

É preciso tratar a doença do beijo para evitar a transmissão para outras pessoas. (Foto: divulgação)

Veja também doenças transmitidas pelo beijo na boca 

A doença do beijo ou mononucleose é uma doença contagiosa transmitida principalmente através do beijo. Ela pode causar muita dor e inflamações na garganta, sendo necessário tratamento medicamentoso. Se aparecerem os sinais e sintomas procurem um médico imediatamente.

Top