sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 12/08/2022 18:32:50
MundodasTribos

Você sabia que os cuidados com o seu cabelo no inverno precisam ser redobrados? Isso porque, seguindo a tendência do nosso organismo, as madeixas também ficam mais fragilizadas com as variações do tempo. De nada adianta uma roupa linda, se o cabelo está em desarmonia com o visual, não é mesmo? Por isso, nós trazemos para você algumas soluções para um problema que atinge boa parte da população brasileira nessa época do ano: o ressecamento dos cabelos.

Não maltrate os fios (Foto: divulgação)

Nos dias frios, temos a tendência de usar água muito quente para lavar os cabelos. O problema é que o banho muito quente e prolongado acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, chamado manto hidrolipídico. O manto hidrolipídico é uma camada protetora do couro cabeludo e tem a função de lubrificá-lo, por isso, sua total retirada, provocada pela água quente, pode dar aos fios um aspecto mais áspero e de ressecamento.

Evite água muito quente (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Cuidados com a água quente

Um jeito de controlar o problema é lavar os cabelos com água morna. Você pode tomar seu banho quente como desejar, mas em vez de deixar os cabelos embaixo da água por 30 ou 40 minutos, lave-os por último, nos seus cinco minutos finais de banho. Prenda-os ou use touca de banho para evitar molhar os fios antes da hora. Outro motivo para caprichar na hidratação: cabelos ressecados tendem a armar. Com a falta de cuidados, o fio perde, além de líquido, queratina e aminoácidos, o que contribui para um aspecto desalinhado e armado.

Use produtos específicos para seu cabelo (Foto: divulgação)

No entanto, não é só a água quente que deixa os cabelos mais ressecados. No inverno costumamos beber menos água, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios. A dica para contornar essa situação é simples e fará bem para a manutenção da sua saúde como um todo: não deixe de consumir bastante líquido, mesmo que as temperaturas estejam baixas.

Alternativa caseira

Para cuidar dos cabelos que já estão ressecados você pode recorrer às máscaras caseiras e recuperar a vida das madeixas.  A máscara, que leva 1/2 abacate maduro, 1 copo de iogurte e o xampu da sua preferência, deve ser aplicada somente no comprimento da cabeleira, nunca no couro cabeludo.

Tratamento para cabelos ressecados: dicas, cuidados

Leia mais: Hidratação caseira para cada tipo de cabelo

                        Cosméticos para Cabelos Quebrados

Na hora de lavar, use um xampu específico para o seu cabelo ou, se preferir, um antirresíduos. Depois, aplique a máscara mecha por mecha, massageando-as. Aguarde o tempo determinado. Por fim, enxágue com água morna ou fria.  É importante lembrar que todo cabelo deve ser hidratado. A frequência varia de acordo com o tipo de fio. Os muito ressecados precisam receber a técnica semanalmente. Cabelos normais, a cada 15 dias. O indicado para fios oleosos é uma vez por mês.

O conteúdo "Tratamento para cabelos ressecados: dicas, cuidados" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer uma resenha

Como fazer uma resenha

Famerp vestibular 2016

Famerp vestibular 2016

Concurso Prefeitura de Ribeirão Pires (SP)

Concurso Prefeitura de Ribeirão Pires (SP)

Como Funciona o Faculdade Já

Como Funciona o Faculdade Já

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Dicas De Presentes Para O Dia Dos Professores

Dicas De Presentes Para O Dia Dos Professores