Black Point: Violência contra Mulher

Saiba tudo sobre Black Point: Violência contra Mulher. Esse novo movimento, que está se tornando popular no Facebook, foi criado para combater qualquer tipo…

Por Isabella Moretti em 20/10/2015

Saiba tudo sobre Black Point: Violência contra Mulher. Esse novo movimento, que está se tornando popular no Facebook, foi criado para combater qualquer tipo de violência doméstica. As vítimas se identificam com um ponto preto na mão, que pode ser interpretado por todos como um verdadeiro pedido de socorro.

Black Point: Violência contra Mulher. (Foto Ilustrativa)

Black Point é uma campanha que está ganhando as redes sociais, como uma forma de identificar todas as mulheres que são vítimas de abuso. Muitas sofrem caladas com a violência, mas através desse sinal é possível pedir ajuda sem falar uma palavra.

Leia mais: Violência contra mulher: como denunciar

Black Point: Violência contra Mulher

Os casos de violência doméstica no Brasil assumem proporções alarmantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), 43% das mulheres já foram vítimas de algum tipo de violência doméstica, na grande maioria dos casos os abusos foram cometidos por cônjuges e ex-cônjuges.

Diante dessa realidade, resolveu-se criar a campanha Black Point: Violência contra Mulher. O movimento é um alerta para a sociedade e promete ajudar muitas mulheres que sentem vergonha de falar sobre ou assunto ou que sofrem caladas.

A campanha procura combater a violência contra a mulher. (Foto Ilustrativa)

Como funciona o Black Point?

A propaganda “Black Point” teve início no Facebook, com o intuito de identificar as vítimas de abuso e ajudá-las. A campanha reconhece o fato de que grande parte das mulheres que convivem com a violência doméstica sofrem de coação e sentem medo de denunciar pessoalmente, por isso o pontinho preto na palma da mão se transformou em uma forma estratégica de pedir ajuda, sem chamar a atenção do agressor.

Saiba mais: Como denunciar violência doméstica

Se uma mulher mostrar a palma da mão com um ponto preto desenhado no centro, fique atento. Ela está pedindo socorro. Ao notar esse sinal, a campanha recomenda denunciar imediatamente.

Vítimas de violência doméstica pedem socorro através de um ponto preto na palma da mão. (Foto Ilustrativa)

Como fazer a denúncia?

Para fazer a denúncia, basta ligar para o número de atendimento à mulher, que é 180. Em caso de urgência também é possível acionar a Polícia Militar, através do 190.

Controvérsia

Algumas pessoas não apoiam o movimento Black Point, muito pelo contrário, consideram a ação bem perigosa. Ao sinalizar alguma forma de violência doméstica na web, a vítima pode estar gerando uma superexposição e acabar provocando a ira do agressor.

Se você conhece uma mulher vítima de violência doméstica, denuncie. (Foto Ilustrativa)

Veja também: STF: Lei Maria da Penha vale mesmo sem queixa da vítima

Ao ver o sinal do Black Point: Violência contra Mulher, não hesite. Faça o seu papel como cidadão e denuncie. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias interessantes.

 

Top