05 de setembro: Dia da Amazônia

No dia 5 de setembro comemora-se o Dia da Amazônia. Esta data serve para lembrar a importância que a floresta tem para o mundo…

Por Isabella Moretti em 05/09/2012

No dia 5 de setembro comemora-se o Dia da Amazônia. Esta data serve para lembrar a importância que a floresta tem para o mundo e suas necessidades de preservação. A região ocupada pela mata vai além do território brasileiro, abrangendo outros países latino-americanos, como Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. Devido sua grande extensão, a Amazônia é considerada a maior floresta do mundo.

Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas da Amazônia. (Foto:Divulgação)

A principal floresta tropical do planeta é famosa por sua biodiversidade, ou seja, possui várias espécies de plantas e animais. As belas paisagens selvagens da Amazônia também deslumbram os turistas, por isso ela chegou a ser uma das candidatas das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

Um dos principais problemas enfrentados enfrentado pela Amazônia está em lidar com o desmatamento. Cada vez mais a floresta tem sido vítima de queimadas e incêndios florestais, perdendo assim grande parte da sua vegetação.

Os danos irreversíveis causados ao ecossistema através do desmatamento normalmente são motivados pela necessidade de pasto para criar gado ou mesmo para abastecer o estoque das madeireiras. Este mesmo problema interfere não só na beleza e no equilíbrio da floresta, mas também na sobrevivência dos animais, que devido ao desflorestamento acabam ficando sem o habitat natural.

A biodiversidade é ameaçada pelo tráfico de animais e pelo desmatamento. (Foto:Divulgação)

Outra questão que ameaça a biodiversidade da Amazônia é o tráfico de animais selvagens. Neste crime ecológico, bichos de diferentes espécies são capturados, maltratados e depois vendidos ilegalmente.

Saiba mais: Amazônia – Pontos Turísticos, Pacotes de Viagens

A origem do dia da Amazônia

O dia 5 de setembro foi escolhido como o Dia da Amazônia porque nesta mesma data D.Pedro I criou a província do Amazonas, só que no ano de 1850. Desde que foi sancionada, a data comemorativa tem procurado cumprir com três objetivos: educar e informar os mais jovens sobre a preservação, debater os principais problemas e conscientizar a todos sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente.

Curiosidades sobre a Amazônia

– A floresta amazônica abriga 50% de todas as espécies do planeta;

– Estima-se que a Amazônia tenha 50 mil espécies de plantas, 3 mil espécies de árvores, 1.200 espécies de aves, 320 espécies de mamíferos, 3 mil espécies de peixes, 400 espécies de anfíbios, 300 espécies de répteis e 10 milhões de espécies de insetos;

– A área ocupada pela floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro;

A Amazônia é considerada também a maior bacia hidrográfica do planeta. (Foto:Divulgação)

– A Amazônia também tem o título de maior bacia hidrográfica do planeta;

– As evidências arqueológicas mostram que existe vida na floresta Amazônia há pelo menos 12.000 anos;

– Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas da Amazônia;

– De 1879 a 1912, a borracha da Amazônia foi responsável por quase 40% das exportações brasileiras;

– O Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, superando o Nilo em 140 Km;

– O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica da floresta amazônica.

Veja também: Fotos da Floresta Amazônica

Top