Transferir bolsa Prouni: saiba mais

Quem está interessado em uma vaga do Programa Universidade para Todos (Prouni) precisa ficar atento não só as regras para participar do processo de seleção, como também às normas que regem o período que a pessoa estará cursando o ensino superior com o benefício. Saber dos seus direitos e deveres enquanto bolsista é fundamental para não correr o risco de perder o benefício por infringir as regras ou até deixar de ter algumas “regalias” previstas pelo estatuto do programa.

Leia mais sobre: Inscrições para o Prouni

O Programa Universidade para Todos ajuda milhares de brasileiros em todo o país a ter acesso a educação (Foto: Divulgação)

Transferências de bolsas do Prouni de curso, turno e até instituição

O bolsista do Prouni tem o direito de trocar de curso ao longo da vigência do benefício. Também é possível passar a estudar em turnos diferentes e até em outra instituição de ensino. Porém, é fundamental seguir algumas regras gerais para isso. Você pode transferir sua bolsa de estudo para outro curso outro turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino se as regras abaixo forem seguidas:

– As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;

– A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Prouni;

– Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Saiba mais sobre: Lista de espera Prouni 2013

Acesse o site do MEC para mais informações sobre o programa (Foto: Divulgação)

Casos excepcionais que permitem a transferência de uma bolsa Prouni para outro curso

Em algumas situações os estudantes podem solicitar a transferência de uma bolsa de estudo do Prouni para outro curso, conheça eles:

– Extinção de curso em função de fusão ou incorporação da instituição de ensino;

– Extinção das atividades da instituição;

– Servidor público estudante que mudar de sede por interesse da administração;

– Remoção ou transferência oficial de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, que acarrete mudança de domicílio.

Fique atento quando for selecionado para integrar o quadro de alunos do Prouni em uma instituição privada. Não aceite fazer nenhum tipo de pagamento de taxa de matricula ou quitação de encargos para emissão de documentos. Para mais informações acesse o site www.mec.gov.br. Por meio do site você pode conseguir mais informações sobre o processo de seleção do programa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply