domingo, 29 de janeiro de 2023 - 29/01/2023 08:27:28
MundodasTribos

O edital do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – 2018 foi lançado recentemente e com ele todos os estudantes puderam conferir todas as novidades e informações sobre a edição desse ano. Com o edital também foram reveladas novas informações e mudanças que são de grande importância e devem ser do conhecimento de todos.

Portanto, veja a seguir todas as informações atualizadas sobre o ENEM 2018 e saiba como participar e garantir sua inscrição.

O que este artigo aborda:

Novidades para o ENEM 2018

Os alunos terão novidades na isenção da taxa de inscrição (Foto: Divulgação)

Uma das principais novidades para o ENEM 2018 que tem sido falada é o fato dos estudantes obterem mais 30 minutos no segundo dia de prova para que possam realizar a prova de Ciências da Natureza e Matemática. Isso faz com que no primeiro dia sejam cinco horas e meia de prova, e no segundo dia sejam cinco horas.

Outra novidade para a edição é que agora a isenção da taxa acontecerá antes mesmo da inscrição. Aqueles que obtiveram a isenção no ano passado mas não compareceram, deverão efetuar a justificação para que possam solicitar novamente.

Justificativa de ausência e Solicitar Isenção da Nova Taxa

Os alunos deverão apresentar justificativa de ausência para taxa de isenção (Foto: Divulgação)

Aqueles que não compareceram na última edição do ENEM e receberam a isenção da taxa de inscrição, deverão justificar a falta no exame entre os dias 2 e 11 de abril por meio do site do INEP. Sem essa justificativa não será possível solicitar a isenção desse ano.

A solicitação da isenção deverá ser feita no mesmo período de tempo que a justificativa, ou seja, entre os dias 2 e 11 de abril, no mesmo site. É importante ressaltar que se o sistema conceder a isenção, isso não significa que o indivíduo está inscrito. Ele deverá fazer a inscrição em maio.

Inscrições do ENEM 2018

Os alunos deverão pagar taxa de inscrição no valor determinado (Foto: Divulgação)

As inscrições do ENEM serão abertas às 10 horas do dia 7 de maio, seguindo até o dia 18 de maio. Os interessados devem se inscrever pelo INEP e garantir de pagar a taxa de inscrição no valor de R$82,00 caso não obtenham a isenção. A taxa deve ser paga até o dia 23 de maio.

No momento de inscrição o candidato deverá informar se irá precisar de atendimento especial.

Provas do ENEM 2018

As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro (Foto: Divulgação)

As provas do ENEM serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, com os portões abrindo às 12 horas e o início das provas às 13h30. No primeiro dia as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Já no segundo dia as provas serão de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O atendimento especializado é concedido para pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, dislexia e déficit de atenção. Já o atendimento específico pode ser solicitado para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar ou para qualquer outro tipo de condição específica. Saiba mais acessando o site do INEP onde há todas as informações e detalhes sobre o ENEM 2018.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Aprovação garantida no concurso do INSS

Aprovação garantida no concurso do INSS

Concurso Público Biritiba Mirim 2016

Concurso Público Biritiba Mirim 2016

IFBA 2017 Inscrições Cursos Gratuitos

IFBA 2017 Inscrições Cursos Gratuitos

Spring Break: período de férias escolares nos EUA

Spring Break: período de férias escolares nos EUA

Curso de Filosofia à Distância Gratuito EAD

Curso de Filosofia à Distância Gratuito EAD

Vestibular PUC-Rio 2013: inscrições

Vestibular PUC-Rio 2013: inscrições