Portal QEdu: dados sobre educação no Brasil

Diversos questionamentos a respeito da educação no Brasil, como o nível de aprendizado dos alunos em cada município, por exemplo, poderão ser respondidos através…

Por Andre em 09/11/2012

Diversos questionamentos a respeito da educação no Brasil, como o nível de aprendizado dos alunos em cada município, por exemplo, poderão ser respondidos através do Portal QEdu, site lançado recentemente pela Fundação Lemann e a Merrit Informação Educacional, consultoria especializada no setor de educação.

O Portal QEdu traz importantes dados a respeito da educação de nível básico no Brasil (Foto: Divulgação)

A página, que pode ser acessada por meio do endereço eletrônico www.qedu.org.br, conta com um banco de dados detalhados a respeito da educação no Brasil, além de informações sobre os perfis dos estudantes, professores e diretores, e ainda mostra como está a infraestrutura nas instituições de ensino do país.

Voltado para gestores educacionais, jornalistas e quaisquer pessoas interessadas na educação, o Portal QEdu, a princípio, traz dados referentes aos alunos matriculados entre o 5º e o 9º ano do nível fundamental, tanto nas escolas da rede pública de ensino quanto nos colégios particulares.

Confira o Ranking de melhores escolas de SP no Enem

Dados que são disponibilizados no Portal QEdu

Os dados disponibilizados na página são baseados na Prova Brasil e no Censo Escolar (Foto: Divulgação)

No Portal QEdu é possível verificar, por exemplo, o desempenho de cada escola, rede escolar, município ou estado, sabendo não só o nível de aprendizado e a evolução dos alunos, mas também a localização e o contexto de cada instituição, como a sua infraestrutura, equipamentos disponíveis e renda dos alunos, entre outros dados.

O site tem como fonte das informações a Prova Brasil, avaliação de matemática e português aplicada pelo Ministério da Educação para os alunos da rede pública, de dois em dois anos, e o Censo Escolar, que é divulgado anualmente pelo Governo, trazendo também os dados referentes aos estudantes das escolas privadas.

No primeiro momento, o site QEdu disponibilizará as respostas dos milhares de questionários preenchidos por alunos, professores e diretores na Prova Brasil de 2007 e 2009, além dos dados do Censo Escolar 2010. Assim que as informações da edição 2011 da Prova Brasil e do último Censo Escolar forem divulgadas, o site será atualizado.

Ranking IDEB: Melhores escolas públicas brasileiras IDEB 2011

Como usar o Portal QEdu

O uso do Portal QEdu é gratuito (Foto: Divulgação)

Para pesquisar os dados sobre educação no Brasil, disponibilizados pelo Portal QEdu, basta acessar o site www.qedu.org.br e digitar, na página inicial, o nome da escola, o município ou o estado para o qual você deseja buscar informações. A partir daí, você pode explorar o site da maneira que quiser.

O uso da página é totalmente gratuito, bastante intuitivo e fácil. Não deixe de conferir como anda o nível da educação na sua cidade.

Top