Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015

PUBLICIDADE

Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015, medida que já será adotada para a próxima edição do Fundo de Financiamento Estudantil, no segundo semestre, de acordo com Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação.

Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015 (Foto Ilustrativa)

Lançado na década de 1990, pelo governo federal, o Fies facilita o acesso da população às universidades e faculdades, oferecendo financiamento para os estudantes matriculados nas instituições de ensino superior da rede privada, a juros mais baixos e com outras vantagens.

Um dos principais requisitos para solicitar o Fies, a renda familiar do estudante passará por algumas mudanças em seu teto, já que atualmente, a renda máxima permitida para participar do Fies é de 20 salários mínimos, o equivalente a R$ 15.760, no momento.

PUBLICIDADE

Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2015

Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015

As novidades sobre o Fies 2015 foram divulgadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro (Foto Ilustrativa)

De acordo com o ministro da Educação, o teto da renda familiar para solicitar o Fies será reduzido, já que 92% dos contratos de financiamento assinados atualmente beneficiam estudantes cuja renda familiar mensal é de até três salários mínimos.

Sendo assim, o Ministério da Educação optou por reduzir o teto da renda para participar do Fies, já que segundo Renato Janine Ribeiro, fica difícil justificar os juros subsidiados pelo Tesouro para financiar os estudos de um aluno cuja família tenha renda mensal superior a R$ 15.000.

O Fies já beneficiou milhares de estudantes, em todo o Brasil (Foto Ilustrativa)

Sistema Fies como fazer seu cadastro

E qual será o novo teto da renda para solicitar o Fies? Esse detalhe ainda está sendo definido pelo MEC, que deve divulgar a informação nos próximos dias, lembrando que a mudança não afetará os contratos já assinados, tendo validade apenas para os financiamentos que serão disponibilizados futuramente.

Outras mudanças no Fies 2015

Além da renda, outros critérios de seleção do Fies também serão alterados (Foto Ilustrativa)

Além do novo teto para renda do Fies 2015, o ministro da Educação também anunciou que haverá outras novidades na próxima edição do programa de financiamento estudantil do governo federal, com o objetivo de privilegiar estudantes com renda familiar mais baixa, que residam fora dos grandes centros e que estejam se preparando para carreiras com alta demanda de mão-de-obra.

PUBLICIDADE

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Entre os novos critérios de seleção do Fies, haverá prioridade para os cursos mais bem avaliados e que visem à formação de professores, profissionais de saúde e engenheiros, além de maior quantidade de vagas no programa para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste (exceto o DF).

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.