Tipos de buquês para noivas

Os buquês são acessórios mais do que especiais para as noivas e simbolizam a vida, alegria e fertilidade. Desde a antiguidade, os arranjos já…

Os buquês são acessórios mais do que especiais para as noivas e simbolizam a vida, alegria e fertilidade. Desde a antiguidade, os arranjos já faziam parte das cerimônias de casamento e eram confeccionados com plantas nada convencionais para os dias de hoje, como ramos de alho, que eram carregados pelas noivas junto ao corpo por acreditarem que eles afastariam os espíritos maus, além de trazerem sorte e felicidade para a união do casal.

O buquê é um acessório indispensável para qualquer noiva.

Veja também: Flores para buquê de noiva: dicas e significados

Tipos de buquês

Existem três tipos de arranjos florais que podem ser usados no dia do matrimônio. A escolha do buquê ideal deve levar em conta alguns fatores como horário e local da festa, bem como a altura e estilo da noiva.

  • Buquê braçada

É um modelo composto por um maço de flores, que são levadas apoiadas ao braço da noiva. São mais recomendados para as mulheres altas, que tenham optado por vestidos mais simples e sem exagero de detalhes. Esse tipo de arranjo geralmente é feito com tulipas, copos de leite ou lírios, mas também pode ser confeccionado com rosas, desde que seus caules sejam revestidos com uma fita. As mulheres que estão um pouco acima do peso podem se beneficiar com o buquê braçada, que ajuda a disfarçar a barriguinha.

O buquê braçada é bastante elegante.

  • Buquê cascata

Também conhecido como “cacho de uva”, o formato desse arranjo é triangular e imita uma cascata. Seu comprimento é, em média, de 45 cm, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o desejo da noiva. Consiste num arranjo principal de flores no topo, com outras flores e folhagens que se esparramam, caindo da parte central e conferindo um visual bastante natural. As noivas baixinhas devem fugir do buquê cascata, que acaba sendo mais indicado tanto para as magrinhas quando para as mais cheinhas, desde que sejam altas.

O buquê cascata deve ser usado por noivas altas.

  • Buquê redondo

É o modelo favorito entre as noivas, pois confere um toque especial de romantismo. Extremamente versátil, pode ser usado em casamentos noturnos ou diurnos, sejam em locais aberto ou bem formais. Geralmente possui em torno de 30 a 40 cm de diâmetro, com menos partes verdes (folhas e caules) e mais flores. O buquê redondo não é o modelo mais indicado para as mulheres que estão com alguns quilinhos a mais.

O buquê redondo é o preferido das noivas.

Veja também: Saiba com escolher flores para decorar casamento.

Leia Também:  Amigo secreto no trabalho: dicas, como se comportar

Cores das flores

As cores das flores escolhidas possuem uma finalidade especial de transmitir algumas sensações, que podem acabar facilitando a escolha do buquê perfeito, confira:

Lilás e azul: são cores mágicas que transmitem tranquilidade e sugerem certa espiritualidade;

Vermelho: é a cor da paixão e sedução, sendo a escolha clássica entre as noivas;

Rosa: Esse tom é extremamente delicado e suave, perfeito para o buquê da noiva que é muito feminina e discreta;

Amarelo e laranja: É a escolha perfeita para quem pretende transmitir muita energia e vitalidade;

Branco: Essa cor, que simboliza a pureza, na produção certa transmitirá muita sofisticação e elegância, enquanto que a escolha errada do make e vestido podem apagar completamente o visual.

Depois é só torcer para que o buquê traga felicidade.

Veja também: Ideias de decoração com flores para casamentos.

Para fazer bonito no dia do casamento é só seguir as dicas e escolher o modelo de buquê que mais se adeque as características da noiva e da festa. Depois é só torcer para que o arranjo de flores traga sorte, tanto para o casamento como também para a solteira que o pegar, no fim da cerimônia.

Top