Benefícios dos Cereais Integrais em nossa Alimentação

Benefícios dos Cereais Integrais em nossa Alimentação

Saiba quais são os benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação e aproveite para incluí-los no seu cardápio do dia a dia, passando assim…

Por Redacao em 09/04/2015

Saiba quais são os benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação e aproveite para incluí-los no seu cardápio do dia a dia, passando assim a ter uma alimentação saudável e que certamente lhe fará muito bem, ajudando a prevenir diversos tipos de doenças.

Benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação. (Foto: Divulgação)

Por não terem passado pelo processo de refinamento, os alimentos integrais preservam todas as estruturas dos grãos, mantendo a integridade dos seus nutrientes, o que contribui para que eles ofereçam uma maior quantidade de vitaminas, fibras e minerais.

Alguns dos cereais integrais mais fáceis de encontrar e que podem ser incluídos na alimentação diária, trazendo diversos benefícios para a sua saúde, são o arroz integral, a aveia, a quinua, a cevada, a granola, o amaranto e o trigo integral, entre outros.

Leia mais: Melhor cereal para emagrecer: como escolher

Benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação

Os benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação são vários. Confira a seguir os principais deles:

Ajuda a emagrecer

Os cereais integrais são alimentos funcionais que ajudam a emagrecer. (Foto: Divulgação)

Entre os principais benefícios dos cereais integrais, vale destacar o poder emagrecedor. Trazendo uma alta concentração de fibras, eles promovem a saciedade, fazendo com que o indivíduo consuma menores quantidades de alimentos, o que facilita o controle do peso.

Controla os níveis de glicose

As mesmas fibras também controlam a entrada do açúcar dos alimentos na corrente sanguínea, evitando que os níveis de glicose subam exageradamente. Assim, os cereais diminuem a vontade de comer doces e outras guloseimas e previnem o aparecimento do diabetes (são bons também para o tratamento da doença).

Os alimentos integrais ajudam a regular os níveis de açúcar. (Foto: Divulgação)

Veja também: Substituir alimentos refinados por integrais: dicas

Regula o colesterol

Entre as vantagens dos cereais integrais há ainda a regularização dos níveis de colesterol, isso porque, ao “carregar” as toxinas para fora do organismo, elas levam, de carona, as gorduras que se depositam nos vasos, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Melhora o intestino

Os cereais integrais também são bons para regularizar o funcionamento do intestino (ajudam a tratar quadros de constipação ou prisão de ventre), fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde óssea e melhorar o aspecto da pele, das unhas e dos cabelos, entre outros benefícios.

Tipos de cereais integrais

A quinua é um cereal que faz muito sucesso entre as pessoas que fazem dieta. (Foto: Divulgação)

Os principais cereais integrais são:

Aveia: tem alto teor de fibras solúveis, por isso faz muito bem à saúde.

Centeio: muito utilizado em pães e biscoitos.

Arroz integral: é um alimento rico em vitaminas do complexo B e muito mais saudável do que o tradicional arroz branco.

Quinua: é um alimento funcional, pois possui alto teor de aminoácidos, minerais e vitaminas.

Chia: tem grande quantidade de fibras, por isso faz bem à saúde e ajuda a emagrecer.

Linhaça: esse cereal faz muito bem para a saúde cerebral e cardiovascular.

Incluindo os cereais no cardápio

Massas integrais nas refeições principais, quinua nas saladas, torradas integrais e cookies nos lanches, barras de cereais e flocos de aveia e granola adicionados em saladas de frutas e iogurtes são outras boas opções. Essas são apenas algumas dicas para incluir os cereais integrais na dieta.

Você pode incrementar o sabor dos grãos. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Receitas com quinoa: sugestões, dicas

Agora que você já conhece alguns dos benefícios dos cereais integrais em nossa alimentação, pode incluí-los no seu cardápio, fazendo algumas substituições, como o arroz branco pelo arroz integral e o pão branco pelo pão integral.

Top