Teste genético pré-concepção: saiba mais

PUBLICIDADE

As clínicas do Brasil estão oferecendo uma avaliação genética pre-concepção para casais sadios que pretendem engravidar, com o intuito de diminuir os riscos de gerar um bebê doente. Saiba mais sobre o teste genético pré-concepção.

O teste genético pré-concepção detecta até 179 doenças. (Foto: divulgação)

Teste genético pré-concepção

Acaba de chegar ao Brasil um dos testes da Americana Recombine. O exame custa em média R$ 4.000, sendo feito pela amostra de saliva. O casal recebe o kit e pode testar genes mutantes para 179 doenças autossômicas recessivas, como fibrose cística e anemia falciforme.

Se o teste detectar uma doença que pode ser transmitida ao bebê, o casal é orientado para fazer uma fertilização in vitro e um teste genético nos embriões para eliminar os doentes. Segundo especialistas, o teste visa fazer com que as pessoas tenham crianças mais saudáveis.

PUBLICIDADE

Outro exame disponível para a compra, no valor de R$ 4.900, é feito através de uma amostra de sangue. Através dele são rastreadas 109 doenças recessivas. O preço inclui uma consulta de aconselhamento genético.

O teste genético pré-concepção é uma forma de prevenir que a criança nasça com doenças genéticas. (Foto: divulgação)

Veja também os mitos e verdades sobre o teste de DNA 

Teste para doenças genéticas autossômicas

O casal recebe dois kits para coletar as amostras de saliva. Após assinar a autorização, os kits são enviados para o laboratório. Cada amostra é testada para 179 doenças genéticas recessivas. Caso o casal carregue os mesmos genes alterados, o bebê possui as chances de herdar a doença genética.

Relação custo e efetividade

Segundo geneticistas, a relação entre o custo e efetividade não compensa para os casais que não possuem riscos aparentes, já que os testes são caros e detectam uma quantidade pequena de doenças. É possível gerar falsas esperanças nos casais de que eles não irão gerar um filho doente, porém os riscos ainda estão presentes.

Todas as pessoas trazem alterações genéticas, mas isso não traz repercussão à saúde. O risco se torna visível quando o casal que carrega os mesmos genes alterados resolve ter um bebê. A criança terá 25% de chance de ter uma doença autossômica recessiva. O fato é que o risco de apresentar essas doenças é baixo, não afetando nem 3% da população em geral, e os atuais testes cobrem menos de 5% das doenças.

Segundo o representante da empresa Recombine no Brasil, são testadas as doenças mais frequentes na população e aquelas indicadas pela sociedade de ginecologia, reprodução e genética.

PUBLICIDADE
É importante consultar o médico para avaliar a possibilidade da realização do teste. (Foto: divulgação)

Veja também doenças genéticas, quais são e tratamentos 

O teste genético pré-concepção tem sido oferecido em clínicas para identificação de doenças autossômicas do pai e da mãe que possam ser transmitidos para os filhos. O custo do teste é alto e seus resultados ainda são muito discutidos. O ideal é procurar um médico geneticista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.