Dicas para escolher o xampu correto para o cabelo

Muitas pessoas ainda cometem o grande erro de comprar xampus, aleatoriamente. Isso não é o indicado. Todos eles têm finalidades específicas e as substâncias…

Muitas pessoas ainda cometem o grande erro de comprar xampus, aleatoriamente. Isso não é o indicado. Todos eles têm finalidades específicas e as substâncias de sua composição indicam o tipo de cabelo a que se destinam. Se os fios, por exemplo, são oleosos, então é preciso comprar o produto específico para esse problema. No entanto, se estes mesmos cabelos oleosos estiverem apresentando outro tipo de problema (como quebra ou queda), então é importante combater isso, com os ingredientes necessários. De nada adianta gastar horrores com um xampu, se ele não é o indicado para você. Aprenda a escolher o xampu correto para os cabelos.

Dependendo de como estão os cabelos, existem ingredientes próprios para eles (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Cabelos ressecados

Quando os cabelos estão secos e sem brilho, é sinal de que estão precisando de água e substâncias que o hidratem. Ao escolher xampus para cabelos ressecados, a dica é verificar os ingredientes de sua composição. O produto que combate o ressecamento deve conter ceramidas, manteiga de karité, queratina, pantenol, lanolina, aloe vera ou colágeno. É claro que não é preciso que todos estes ingredientes estejam num único xampu. Porém, ao menos um deles deve estar.

Queda de cabelos

É preciso verificar quais são os sintomas e as causas da queda de cabelo. Porém, os xampus também ajudam a combater o problema. Verifique no rótulo se a composição contém argila (limpa o couro), cetoconazol (próprio para queda), Melaleuca, jaborandi ou jojoba. Todas estas substâncias são ideais para evitar a queda.

Verifique os produtos que contêm ingredientes necessários ao tipo de cabelo (Foto: Divulgação)

Cabelos oleosos

É preciso comprar um xampu com ingredientes adstringentes, pois eles limpam o couro cabeludo e retiram o sebo dos poros e dos fios, sem agredi-los. Ao menos, um destes ingredientes deve estar no rótulo: argila, arnica, alecrim, menta, hortelã, limão, jaborandi ou algas marinhas.

Leia Também:  Docksides masculinos: como usar, fotos

Cabelos quebradiços

Existem muitos cosméticos para cabelos quebrados. O xampu, que é um dos principais, deve conter substâncias que fortalecem e reparam os fios. Os ingredientes para isso são: pantenol, queratina, manteiga de karité ou proteínas diversas.

Se o produto contiver o que é necessário e você se interessar, experimente-o (Foto: Divulgação)

Cabelos com frizz

Xampus para cabelos com frizz devem conter manteiga de karité, aloe vera ou lanolina. Tais ingredientes combatem a eletricidade dos cabelos. Hoje, muitos cosméticos ainda têm, em sua composição, diferentes tipos de óleos naturais, que têm se mostrado ótimos aliados, no combate ao frizz ou ao ressecamento.

Nunca compre um xampu, apenas porque o achou cheiroso ou barato. Ao usá-lo, é possível que você goste do resultado, ainda que tenha constatado não se tratar do produto ideal para o seu tipo de cabelo. Porém, com o passar do tempo, aparecerão sinais de que os fios estão sendo prejudicados pelo uso de um xampu inadequado.

Top