Tártaro: como eliminar definitivamente

Saiba mais sobre tártaro: como eliminar definitivamente. Esse problema odontológico prejudica o sorriso de muitas pessoas, mas pode ser minimizado com medidas simples e…

Saiba mais sobre tártaro: como eliminar definitivamente. Esse problema odontológico prejudica o sorriso de muitas pessoas, mas pode ser minimizado com medidas simples e fáceis de colocar em prática.

Tártaro: como eliminar definitivamente. (Foto Ilustrativa)

Tártaro: como eliminar definitivamente. (Foto Ilustrativa)

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma placa que se forma nos dentes, devido ao depósito de minerais endurecidos da saliva. Dessa forma, surgem manchas amareladas, que escurecem com o tempo e prejudicam a beleza do sorriso.

Leia mais: Tártaro e placa bacteriana: diferença

A presença de cálculo dental na boca causa muito mais do que danos estéticos. Quando não recebe os cuidados apropriados, o tártaro pode evoluir para um problema mais sério, como a cárie e a gengivite.

O tártaro pode ser identificado facilmente na boca, basta observar se a região dos dentes logo acima do nível da gengiva está amarelada ou escurecida.

Tártaro: como eliminar definitivamente

Veja a seguir dicas para combater o tártaro: como eliminar definitivamente:

Vá ao dentista

Somente o dentista tem condições de remover o tártaro que se instala nos dentes. Para realizar a retirada dessa placa endurecida, o profissional usa equipamentos apropriados, como é o caso do aparelho de ultrassom. A limpeza dos dentes também conta com aparelhos manuais para fazer a raspagem e alisar a superfície dental.

Vá ao dentista pelo menos uma vez por ano. (Foto Ilustrativa)

Vá ao dentista pelo menos uma vez por ano. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Tártaro – O que é e Como Prevenir?

Cuide da higiene bucal

Depois de ir ao dentista para remover o tártaro, é muito importante fazer a higienização bucal corretamente para não sofrer com novas placas bacterianas endurecidas no futuro. O ideal é escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, especialmente depois das refeições. Cada escovação deve durar pelo menos 2 minutos e contar com um bom creme dental.

Continuar Lendo  Primeiros socorros em caso de alergia

Os dentistas também recomendam usar fio dental para eliminar os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e fazer bochechos com enxaguante com flúor.

Escove os dentes corretamente. (Foto Ilustrativa)

Escove os dentes corretamente. (Foto Ilustrativa)

Receita caseira

Algumas pessoas apostam em um remédio caseiro para combater tártaros. Para prepará-lo, basta misturar 1 copo de água, suco de 1 limão e 1 colher de bicarbonato de sódio. Coloque essa mistura na boca e deixe agir por alguns minutos. Faça o bochecho e, em seguida, cuspa. Esse remédio previne a formação de novas placas de tártaro, mas não elimina aquelas que já existem nos dentes.

Veja também: Clareamento dentário pode manchar os dentes

Agora você já sabe tudo sobre tártaro: como eliminar definitivamente. Para evitar esse tipo de problema odontológico, tenha o hábito de fazer visitas regulares ao dentista. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top