Mitos e verdades sobre adoçante

Adoçante realmente ajuda no emagrecimento? Ele causa câncer? Quanto podemos consumir por dia? Essas são algumas das perguntas que surgem sempre que o assunto…

Adoçante realmente ajuda no emagrecimento? Ele causa câncer? Quanto podemos consumir por dia? Essas são algumas das perguntas que surgem sempre que o assunto é adoçante. Os mitos e verdades são muitos, mas poucas pessoas sabem realmente o que interfere na sua saúde ao substituir o açúcar por adoçante. Por isso, decidimos relacionar o que é verdadeiro ou falso sobre o adoçante.

Leia mais sobre: Açúcar e adoçante são bons para a saúde?

 

Aproveite o adoçante para economizar algumas calorias (Foto: Divulgação)

Posso consumir qualquer quantidade de adoçante por dia que não faz mal?

Como o adoçante não possui calorias as pessoas acham que podem consumir na quantia que achar melhor, mas isso é um mito sobre esse alimento.  Para saber a quantidade de adoçante indicada para você, e que seja saudável, basta multiplicar a quantidade do item pelo peso. Uma pessoa que pesa 60 Kg pode ingerir até 2.200 mg de aspartame, por exemplo. Isso quer dizer que ela pode beber até 6,3 litros de refrigerante diet ou light em um único dia. Confira a seguir como calcular a quantidade de adoçante ideal para você:
Ciclamato: 11 mg x peso corporal
Aspartame: 40 mg x peso corporal
Acesulfame K: 15 mg x peso corporal
Sacarina: 5 mg x peso corporal
Sucralose: 15 mg x peso corporal

Não exagere no adoçante (Foto: Divulgação)

Adoçantes causam câncer?

Quem consome adoçante acima da quantidade recomendada pode ter problemas de saúde, sendo que um deles é o câncer, devido a quantidade de toxinas que ficam no organismo. Porém, nenhum estudo comprovou a relação do produto com o câncer. Por isso, essa afirmativa sobre o adoçante é parcialmente mito.

Leia Também:  Como preparar chás: maceração, infusão e decocção

Adoçante em excesso engorda?

Adoçante é utilizado para auxiliar no emagrecimento, por não engordar e deixar os alimentos e bebidas adocicados. Porém, nada se compara ao consumo de açúcar e produtos na versão diet. Por isso, quem consome só adoçante em vez de açúcar pode ter vontade de ingerir doces e, com isso, ingere muitos produtos diet ou light, e o consumo de gordura aumenta, influenciando no peso.

Saiba mais sobre: Mitos e verdades sobre os adoçantes 

 

Existem adoçantes em forma de pó (Foto: Divulgação)

Crianças não devem consumir adoçantes?

Um dos maiores mitos sobre adoçante é que não é recomendado o uso para crianças. Adoçante não faz mal para à saúde de crianças, não interfere no crescimento deles, mas pode ser uma arma contra a obesidade infantil. Além disso, os diabéticos precisam desse produto para dar sabor de doce aos alimentos sem interferir na saúde.

Top